Sociedade

S.Brás de Alportel fez pão à moda antiga (com fotos)

Durante a manhã deste Sábado, teve lugar uma iniciativa na Quinta do Peral que envolveu um grupo de participantes para a confecção do pão à moda antiga.

PUB
 
Com uma viagem no tempo acompanhada pelos saberes ancestrais, a Quinta do Peral em S.Brás de Alportel proporcionou o contacto com todo o processo de confecção do precioso alimento, bem como brindou os participantes que “puseram a mão na massa” para a prova do pão com diversos produtos da terra sabiamente confeccionados no local.
 
Num momento onde não faltou a liberdade de criar a forma do pão, passando pela cozedura do mesmo num forno a lenha, também a degustação do produto foi uma tónica da actividade.
 
Para explicar o valor nutricional do pão e esclarecer a importância deste alimento na alimentação humana, esteve presente a nutricionista da ARS/Algarve, especializada nesta área, Dra. Teresa Sofia Sancho.
 
Natural de S.Brás de Alportel, Teresa Sanche destapou a ponta do véu evidenciando que o pão é um alimento completo; básico que deve fazer parte da nossa alimentação diária.
 
Desmistificando que “o pão não engorda e que faz muito bem à saúde, esta especialista recuperou dados da sua experiência enquanto profissional aconselhando ao consumo de pão “mais escuro”, não pelo seu valor calórico, mas pelos benefícios para a saúde.
 
Desta forma, percebeu-se que, o pão tem seis mil anos de existência e que deve continuar a integrar a dieta alimentar de todos.
 
Numa viagem no tempo através de aromas e sabores típicos de uma manhã dedicada a “aprender a fazer pão à moda antiga”, a actividade teve início pelas 09h00 e, desafiou adultos e jovens a meter as mãos na massa e descobrir ou recordar a experiência de confeccionar pão segundo os moldes tradicionais. 
 
Neste âmbito, a Quinta do Peral contou com a participação especial das vizinhas da Quinta, a D.ª Rosa Barros e a Dª Lurdes Trindade na partilha de saberes e experiências sobre esta antiga arte que traz à memória histórias de infância, mas também o contacto com esta realidade longínqua para os mais jovens.