A Junta de Freguesia de São Brás de Alportel em articulação com a autarquia, concorrem no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, Medida 10 LEADER, Operação 10.2.1.6. - Renovação de Aldeias.
Esta é a primeira vez que a junta se associa a uma candidatura do género.
Com o intuito de preservar, conservar e valorizar os elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, a Junta de Freguesia em parceria com a Câmara Municipal elaborou uma candidatura, destinada à requalificação de património local, nomeadamente do Lavadouro do sítio da Mesquita Alta, sendo que os apoios previstos variam entre os 35% e os 50% do investimento elegível.
Segundo explica nota da Junta de Freguesia, tendo sido edificado em 1985, o Lavadouro da Mesquita Alta caracteriza-se por ser uma obra de interesse, quer pelas estreitas relações daquele com aspetos que dizem muito à população, desde as raízes à identidade, da memória à história, da cultura à tradição, quer pelo valor do próprio património, o qual não se restringe ao cultural e à evocação histórica, podendo tornar-se inclusive instrumental, como fator de desenvolvimento, uma vez que está ao serviço do homem e da sociedade, servindo de ponto de encontro de gentes que se reúnem para convívio e prática de alguns jogos tradicionais.
Defendendo esta perspetiva, João Rosa, Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel acrescenta ainda que “importa olhar para o nosso património como um recurso e por isso mesmo, deve merecer a nossa melhor atenção. São os nossos lugares, é a nossa memória”.