De acordo com nota da autarquia de Portimão enviada ao nosso jornal, a iniciativa, dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos, foca-se na ocupação ativa dos tempos livres através de um conjunto diversificado de atividades desportivas, culturais e educativas em vários equipamentos municipais.
O programa foi pensado para responder às necessidades das famílias durante a pausa letiva, «garantindo um ambiente seguro e pedagógico». As atividades decorrem exclusivamente no período da manhã, entre as 09h00 e as 13h00, com uma oferta descentralizada que abrange diferentes pontos do concelho, regista ainda a publicação.
As propostas culturais concentram-se na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e no Museu de Portimão com oficinas criativas, histórias, experiências artísticas e atividades pedagógicas que estimulam a imaginação, a curiosidade e o contacto com a cultura.
Na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, cada dia terá como ponto de partida um livro e uma temática distintos, servindo de base para jogos e exercícios de expressão plástica. No final de cada sessão, as crianças produzem um trabalho artístico que ilustra a história explorada, promovendo simultaneamente a partilha de opiniões e o desenvolvimento do sentido crítico num ambiente de convívio e descoberta.
No Museu de Portimão, o programa é marcado pela experimentação prática e divide-se em duas temáticas semanais. Na primeira semana, sob o mote “O Mundo Pelos Teus Olhos”, as crianças são convidadas a explorar a exposições de pintura, descobrindo novas formas de expressão e criando os seus próprios trabalhos inspirados na cidade de Portimão.
Na segunda semana, a oficina “Contos do Ar, da Terra e do Mar” transforma os participantes em pequenos cientistas e desafia-os a construir o seu próprio "Livro da Natureza". Estas atividades permitem compreender, de forma simples e divertida, o funcionamento da biosfera, geosfera, litosfera e hidrosfera, e a forma como todos estes sistemas se interligam.
A vertente desportiva das Férias da Páscoa decorrerá nos Complexos Desportivos de Alvor e da Mexilhoeira Grande, bem como no Pavilhão Desportivo da Boavista e oferece um programa variado de atividades físicas e desportivas.
Entre as atividades propostas destacam-se: ginástica, jogos tradicionais, jogos coletivos, natação, pickleball, futebol, polo aquático, mini rugby, golf, dança e muitas outras, sempre adaptadas às diferentes idades e níveis de desenvolvimento das crianças.
As inscrições para as Férias da Páscoa devem ser efetuadas obrigatoriamente online, através do Portal do Desporto do Município de Portimão disponível em https://desporto.cm-portimao.pt/. O período de inscrições tem início às 10h00, sendo possível inscrever para a primeira semana a partir de 23 de fevereiro e para a segunda semana a partir de 2 de março, estando a participação sujeita à disponibilidade de vagas existentes para cada semana e equipamento.
A participação tem um custo de 10 euros por semana, não estando incluído o almoço, e as vagas são limitadas à capacidade de cada equipamento e semana.
A nota enviada ao Algarve Primeiro completa que, o programa municipal de ocupação de tempos livres «reflete o compromisso do Município com a criação de respostas de qualidade para as crianças do concelho, promovendo experiências educativas, culturais e desportivas em contextos seguros e adequados às suas idades».
Mais informações no site da autarquia em https://www.cm-portimao.pt/