Sociedade

Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos atribui título de Membro Honorário a José Alberto Alegria

Dada a tradição em atribuir, no quadro das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitetura, o estatuto de Membro Honorário a pessoas singulares ou coletivas, por importantes contribuições no âmbito dos objetivos estatutários da Ordem dos Arquitetos, foi proposto pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos a atribuição de Membro Extraordinário Honorário ao arquiteto José Alberto Alegria (membro OA n.º 4357).

PUB
Comunicado da Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos, refere que José Alberto Alegria nasceu em 1947. É licenciado em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa; e em Economia pelo ISCEF - Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa.
 
Pioneiro em Portugal, desde a década de 80, da renovação da geo-arquitetura e das modernas arquiteturas em materiais locais, tem feito um percurso de continuidades entre a Arquitetura tradicional e a Arquitetura contemporânea.
 
Tem projetado múltiplas obras públicas e privadas, muitas delas associadas ao património arquitetónico de influência Mediterrânica e é regularmente convidado para dirigir seminários em faculdades e outras instituições culturais de diversos países.
 
A par do seu trabalho profissional, José Alberto Alegria tem promovido a geminação de algumas localidades algarvias e marroquinas, aumentando o intercâmbio cultural euroafricano. Sendo Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve, desde 2001, foi condecorado pelo Rei de Marrocos, Mohammed VI, em 2015, pelo papel decisivo no enriquecimento patrimonial dos seus projetos, marcados por uma linha arquitetónica vincadamente ligada à tradição árabe.