Sociedade

Secretário de Estado da Defesa Nacional visita em Faro patrulha que controla entrada de refugiados

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, visita hoje uma patrulha portuguesa do Frontex, em Faro.

PUB
 
A Rede Europeia de patrulhas marítimas é um projeto da agência Europeia Frontex, cujo objetivo é o combate à imigração ilegal e ao tráfico de seres humanos por via marítima. A rede de patrulhas foi criada com o intuito de reforçar o controlo e a vigilância da fronteira marítima do Sul da União Europeia, nomeadamente no Oceano Atlântico. Os patrulhamentos são coordenados entre todos os Estados envolvidos: Portugal, Espanha, França, Itália, Eslovénia, Malta, Grécia e Chipre. O objetivo é detetar e abordar as embarcações utilizadas em ações de imigração ilegal ou em tráfico de seres humanos.
 
Em Portugal, participam no Frontex o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Polícia Marítima, a Marinha, a Guarda Nacional Republicana e a Força Aérea. O SEF é o representante de Portugal no Frontex e recorre aos meios operacionais da Marinha, da Policia Marítima, da GNR e da Força Aérea coordenados pelo comando operacional respetivo.
 
Neste contexto, a Polícia Marítima e a Marinha realizam ações de controlo e vigilância das fronteiras nacionais na região do Algarve e na Região Autónoma da Madeira. Nas águas do Algarve, até 31 de Dezembro, foram fiscalizadas 3912 embarcações e 10774 pessoas.