O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, visitou São Brás de Alportel no passado dia 10 de agosto, no âmbito de um roteiro de dois dias pelo Algarve, em que conheceu de perto o trabalho realizado na região no âmbito das iniciativas e projetos apoiados pela Delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). A visita deu o pontapé de saída às comemorações do Dia Internacional da Juventude, no concelho.
Nota da Câmara de São Brás de Alportel, avança que João Paulo Correia, visitou o Espaço Jovem do Município, que acolhe diversas iniciativas de apoio aos jovens e que dinamiza o projeto “Florestas Nossas 3”, enquadrada no âmbito do voluntariado jovem para a natureza e florestas que o instituto impulsiona.
O projeto conta com a participação de cinco jovens são-brasenses, que nos meses de julho e agosto desenvolvem ações e aprendizagens. Vigilância na floresta, limpeza de praias, dinamização de jogos de reciclagem, sensibilização nas piscinas municipais descobertas na área da reciclagem e reutilização e da poupança de água são algumas das atividades que estes jovens têm realizado.
Nesta edição, os jovens voluntários têm ainda uma outra experiencia enriquecedora, ao participar nas oficinas criativas do Programa de Férias Inclusivo, onde os materiais recicláveis recolhidos nas ações de limpeza têm sido transformados em instrumentos musicais. Na ocasião, a vice-presidente da autarquia Marlene Guerreiro, responsável pelo Pelouro da Juventude, teve a oportunidade para apresentar as singularidades da edição deste ano. “Colocar a arte ao serviço da inclusão e da sensibilização tem sido uma das metas deste grupo durante a edição deste ano.”
O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, aproveitou a ocasião para agradecer à equipa coordenadora do Espaço Jovem pela dinâmica que imprimem nos diversos projetos que abraçam como é o caso deste projeto de voluntariado.
Dirigindo-se ao secretário de Estado, Vitor Guerreiro sublinhou que o Município está disponível para colaborar neste e noutros projetos cuja missão seja dar um contributo positivo à juventude. “Ser voluntário é disponibilizar-se para o exercício da cidadania em idade jovem”, afirmou o secretário de Estado, João Paulo Correia apontando que estes jovens estão a dar um contributo para a construção de uma sociedade melhor ao mesmo tempo que crescem e ganham ferramentas úteis para o seu futuro pessoal e profissional.
João Paulo Correia apontou o Projeto “Florestas Nossas” como um dos mais preponderantes do IPDJ a nível nacional e referiu que o trabalho realizado pelos jovens em colaboração com diversas entidades é muito valioso, tanto pelo seu valor social como pelo valor comunitário que envolve e representa. Um trabalho que quis conhecer de perto com este périplo pelo Algarve ao longo de dois dias.
Nesta edição do projeto são-brasense Florestas Nossas o Município conta com a parceria da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel (CCD).
O programa comemorativo do Dia Internacional da Juventude em São Brás de Alportel, contou também com uma tarde de atividades no complexo de piscinas descobertas, no passado dia 12, que teve início com uma aula aquática e à qual se seguiu uma mostra de talentos jovens, que contou com a participação dos grupos de hip hop “Urban Xpression”, Clube de Artes Marciais de São Brás de Alportel e “Young Melody”, que integra a Banda Filarmónica e de um conjunto de jovens: EJ, Hélio Justino e Daniel Cunha.
Esta semana inteiramente dedicada à juventude contou ainda com uma manhã diferente, vivida no Centro Equestre “Baixa Lusitana” proporcionada aos jovens que integram o programa de Férias Inclusivo, que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel. As limitações e dificuldades de mobilidade destes jovens não os impediram de viver experiências diferentes, no mundo equestre, onde o cavalo “Artista” convidou a um batismo de equitação. Este dia pretendeu ser apenas o primeiro de muitos numa parceria que o Município de São Brás de Alportel que estabelecer com este centro equestre, que tem o apoio do proprietário e mentor deste projeto equestre, Daniel Pires, que fez questão de estar presente.