Sociedade

Secretária de Estado da Ação Social nas comemorações dos 106 anos do concelho de São Brás de Alportel

 
A Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, participa esta segunda-feira, 1 de junho, nas comemorações com sessão solene transmitida em direto nas redes sociais.

 
Em contexto de pandemia, São Brás de Alportel preparou um programa "especial" para comemorar os 106 anos da elevação a concelho. Com o objetivo de garantir o cumprimento das regras de segurança do Plano de Contingência do Município no âmbito da prevenção da propagação do novo coronavírus COVID19, o programa comemorativo foi adaptado com recursos às novas tecnologias e com momentos com acesso restrito.
 
O programa tem início pelas 9h30, com a tradicional Romagem ao Mausoléu de João Rosa Beatriz, fundador do concelho, em formato mais restrito.
 
A cerimónia protocolar de Hastear da Bandeira está marcada para as 10h00, no espaço exterior dos Paços do Concelho. Um momento com acesso restrito e que contará com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel e da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel – ACREMS.
 
Com vista a garantir as regras de distanciamento e segurança dos intervenientes, a sessão solene comemorativa da elevação de São Brás de Alportel a concelho vai decorrer pelas 10h30, com acesso restrito, no Cineteatro São Brás. Uma sessão que será transmitida em direto nas redes sociais (Instagram e Facebook) e que contará com a presença e intervenção da Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, que terá oportunidade de conhecer diversos projetos de apoio social em curso no concelho. Na ocasião serão entregues insígnias municipais a uma dezena de projetos solidários e comunitários, que constituem relevante contributo para o bem estar, saúde e segurança da população.
 
Segundo a autarquia, a sessão integra ainda um momento de entrega de equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde do Centro de Saúde de São Brás de Alportel e de equipamentos informáticos ao Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, no âmbito do projeto "Informática Solidária" que teve por objetivo disponibilizar meios informático a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, para melhor acompanhamento desta escola à distância, desafio da pandemia.
 
A mesma nota adianta ainda que, não sendo possível manter a Festa da Criança que tradicionalmente se realiza no Jardim Carrera Viegas, o Município decidiu criar o "Sítio da Brincadeira Virtual – Vamos comemorar o Dia da Criança em Família!", a partir das 14h00. O programa composto por contos, brincadeiras, experiências, música e aventuras vai estar disponível no website do Município e nas redes sociais Instagram e Facebook. A disponibilização do jogo "Toca a Mexer" e a surpresa que vem de avioneta serão dois momentos altos do programa.
 
Refira-se ainda que, no Dia da Criança, o Município dá início à distribuição das máscaras sociais júnior (oferecidas a todas as crianças do concelho, dos 6 aos 12 anos e viseiras mini para crianças dos 3 aos 6 anos).
 
As redes sociais serão ainda o espaço onde, pelas 16h00, será levantada a ponta do véu de uma exposição que deveria ser inaugurada na Galeria Municipal, sob iniciativa de dois colecionadores locais; José Belchior e Vitor Lourenço; e de uma visita guiada e virtual ao Espaço Memória, marcada para as 17h00.
 
O livro "Mercado Municipal – Ciclo de Sabores" vai ser apresentado, nos perfis de Facebook e Instagram do Município, pelas 18h00, com disponibilização online, de forma gratuita, da seção dedicada aos Sabores da Primavera.
 
Uma edição em formato digital, da  "Gala São Brás a Cantar" um dos momentos mais aguardados do programa, com encontro marcado para as 21h30, no Facebook, Instagram, Youtube e no Meo Kanal 205 250. 
 
Uma Gala que teve a sua primeira edição em 2013, no Jardim da Verbena, tendo revelado uma dezena de talentos da terra. Em contexto de pandemia, foi lançado novo desafio aos são-brasenses com 20 artistas locais a subirem ao palco do CineTeatro, numa gala gravada previamente, em respeito por todas as normas de segurança, sublinha a mesma fonte.
 
Susana Brito