A 2.ª edição do evento "Prometo Viver em inclusão, que promete proporcionar mais uma noite de música no Teatro das Figuras a 30 de setembro, foi apresentada esta quinta-feira, na FNAC do Fórum Algarve.
A partir das 21h00, os artistas Miguel Gameiro, Jimmy P, Íris, António Manuel Ribeiro (UHF), Pedro Chagas Freitas, Tozé Santos (Perfume), Mário Augusto e Rita Bulhosa, João Tiago Neto e ArtMusa vão subir ao palco do Teatro das Figuras, para um espetáculo de cariz solidário que este ano pretende angariar fundos para os utentes do Núcleo de Faro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) e outras famílias. Ajudar famílias que convivem com situações de paralisia cerebral e precisam de equipamentos essenciais, são os objetivos desta nova edição.
"Esperamos conseguir novamente angariar tanto ou mais do que no ano passado, a favor desta causa", afirmou o presidente da Associação Prometo Viver, Joaquim Terêncio, lembrando que na primeira edição a associação conseguiu esgotar a sala e angariar 24.500 euros para ajudar a Associação Salvador.
Na conferência de imprensa, a vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, explicou que "o movimento Prometo Viver nasceu do altruísmo de uma família que entendeu transformar a sua dor em solidariedade, através da força do amor, constitui-se como associação em prol de grandes causas, prometendo viver e ajudar a viver quem mais precisa".
O presidente da APPC-Faro, Paulo Teixeira, agradeceu o envolvimento e apoio à associação. Também confirmou presença neste evento, a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
Outra das novidades é a atribuição do Alto Patrocínio da Presidência da República que, desta forma, reconhece o mérito da iniciativa.
De recordar que desde a primeira edição que a banda Íris se associou à associação e à sua missão. Da participação no primeiro Prometo Viver, nasceu um desafio e uma parceria com o escritor Pedro Chagas Freitas, que criou as letras de dois novos originais dos Íris, que são inspiradas na associação e a força que move os seus membros.
Originais que foram tocados ao vivo na conferência, num momento musical protagonizado por João Tiago Neto, artista algarvio, que marcará presença nesta edição.
Aproveitando a conferência, Domingos Caetano falou em nome da banda e anunciou que as receitas das vendas do novo trabalho discográfico dos Íris vão reverter a favor da Promete Viver. Outra das novidades desta edição é uma participação especial de um coro infantil, orientado pelo professor Ricardo Silva que irá cantar com Jimmy P.
Um evento que conta com a colaboração e patrocínio de muitas empresas e instituições da região assim como o apoio das Câmaras Municipais de São Brás de Alportel e Faro.
Também o vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos, reforçou que a autarquia está ao lado desta "grande causa e daqueles que se envolvem para que este evento signifique tanto".