Desporto

Secretário de Estado da Juventude e Desporto quer ver a 'vila olímpica' que nasceu em Vilamoura

 
João Paulo Rebelo quer ver com os seu próprios olhos a 'vila olímpica' que nasceu em Vilamoura e sentir os ventos que estão a atrair as melhores equipas do mundo da vela.

 
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto vai estar em Vilamoura no próximo dia 19 de fevereiro, nas instalações da Marina de Vilamoura (Cais de espera), pelas 15h00, altura em estará a decorrer a 2ª fase da competição 'Portugal Grand Prix'.
 
Estão neste momento, em Vilamoura, 430 velejadores vindos de 21 paises. Às longas semanas de treino e estágios que têm realizado no Centro de Treino de Vela 'Vilamoura Sailing', juntam agora a participação na 2ª fase da prova «Portugal Grand Prix», que decorre de 13 a 17 de fevereiro.
 
A 1ª fase decorreu em dezembro e o êxito foi tão grande que a World Sailing, Federação Internacional de Vela, decidiu aprovar a candidatura apresentada para que a prova fosse incluída no Ranking Mundial das classes 49er, 49er Fx e Nacra 17.
 
Desta forma, o «Portugal Grand Prix» passa a ser pontuável para o ranking mundial, o que torna esta prova ainda mais atrativa para os velejadores. 
 
«Uma conquista assinalável e sem precedentes, sendo esta a única prova em Portugal a contar para o mais importante Ranking Mundial de Vela. A atribuição desta classificação WS50, vem coroar o trabalho feito por toda a equipa do Vilamoura Sailing e da Marina de Vilamoura», afirmou Nuno Reis, da Direção do Vilamoura Sailing. 
 
Na 2ª fase da prova participam 122 equipas das classes olímpicas Nacra 17, 49er e 49er FX, acompanhados por 46 treinadores. De destacar que entre os velejadores inscritos encontram-se 6 medalhados olímpicos, 12 campeões do mundo e 14 campeões da Europa.
 
Assim que as equipas olímpicas terminarem a competição, será a vez de cerca de uma centena de embarcações de Laser Standard, Laser Radial e RS:X darem inicio à Vilamoura Coach Regatta.
 
Nas águas de Vilamoura, João Paulo Rebelo terá oportunidade de ver em ação uma verdadeira frota de luxo, composta por equipas, que há varios meses escolheram Vilamoura para treinar arduamente, a maioria de olhos postos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.