Sociedade

Sede da Infralobo com 100% de energia limpa

 
 
 
 
A Infralobo, EM informou que instalou uma central fotovoltaica para alcançar autossuficiência energética, tornando-se menos dependente da rede pública de eletricidade.

 
Trata-se de uma das medidas contidas no plano de descarbonização que a empresa tem em curso até 2021 e que integra um conjunto de medidas que visam reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera e aumentar o recurso a fontes de energia limpa.
 
Em comunicado, a empresa adianta que os painéis solares instalados "já começaram a produzir energia para abastecer o edifício e a central de bombagem", permitindo tornar a Infralobo mais autónoma e menos dependente da rede pública elétrica, através da redução do consumo de eletricidade da rede em 25%.
 
Atualmente a energia produzida satisfaz a 100% as necessidades energéticas do edifício sede da empresa.
 
Neste processo de transição energética em direção à neutralidade carbónica, a empresa prevê que até 2021 cerca de 40% da energia utilizada na sua operação diária possa ser obtida a partir de fontes de energia limpa. Mesmo antes da instalação dos painéis fotovoltaicos, em 2019, a Infralobo realça que houve uma redução no consumo de energia elétrica, face ao ano anterior, para menos de 60.000 kiloWatts (kWs) anuais. 
 
Ao longo deste e do próximo ano estão previstas novas instalações de painéis solares em mais estruturas da empresa municipal: no segundo semestre de 2020 na Estação Elevatória 2 e, no primeiro semestre de 2021, no Reservatório de Vale do Lobo.
 
Medidas que vão ao encontro da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé (EMAAC), que têm permitido alcançar resultados positivos em termos de poupança de recursos naturais e redução de emissões poluentes.
 
A aprovação dos procedimentos que têm vindo a ser implementados pela empresa é também atestada pelos resultados do inquérito de satisfação aos clientes, realizados no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade. Em 2019, a empresa obteve uma avaliação média de 83% de satisfação em todo o seu trabalho.
 
Emídio Santos