O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlou, ontem, no Aeroporto de Faro, em duas horas, entre as 19h00 e as 21h00, mais de 820 passageiros, de 11 voos, tendo garantido a ocupação total das posições de controlo documental (5).
O SEF informou em comunicado que atualmente, o controlo de fronteira no aeroporto de Faro está a funcionar na chamada ‘zona de inverno’, "uma zona exígua e inadequada" ao crescente número de passageiros após a abertura do corredor aéreo com o Reino Unido.
Esta ‘zona de inverno’ contempla apenas cinco posições de controlo documental de passageiros, na área de chegadas, não tendo a ANA - Aeroportos ainda dado indicação de abertura da ‘zona de verão’, com 10 posições de controlo no total, o que permitiria garantir maior celeridade no controlo de fronteira, bem como maior segurança sanitária, com o cumprimento do devido distanciamento social exigido no atual contexto, esclarece o SEF.
O Serviços de Estrangeiros e Fronteiras informa que com o reforço operado esta semana,"o serviço assegurou já mais 12 inspetores afetos ao aeroporto de Faro", e a partir de 1 de setembro, será reforçado com mais 5 inspetores.
Até segunda-feira, e de acordo com a mesma fonte, vão ainda entrar em funcionamento, 16 e-gates de nova geração, que irão possibilitar um controlo de fronteira automatizado em menos de 20 segundos (8 localizadas na zona das partidas e 8 nas chegadas).
Apesar do registo de concentrações de turistas, ao longo da semana o SEF garante que "não foi registada qualquer reclamação de passageiros, relativamente a tempos de espera mais prolongados no controlo documental", conclui.