Sociedade

Segunda baleia morta junto à Ilha da Armona

Fotos|João Pardo
Fotos|João Pardo  
 
Uma baleia com cerca de 5 metros de comprimento foi encontrada a flutuar já sem vida por banhistas junto ao cais de embarque da Ilha da Armona, no concelho de Olhão, ao início da tarde, desta segunda-feira.

 
O alerta foi dado às autoridades que mobilizaram duas embarcações da Polícia Marítima e do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) que efetuaram o reboque do animal até ao Porto de Pesca de Olhão, onde foi removido para um camião dos serviços municipalizados da autarquia, e transportado para um aterro sanitário.
 
Em duas semanas foram encontradas outras duas baleias já sem vida na região, uma perto da Ilha da Armona e outra na praia da Quinta do Lago, em Loulé.
 
Recorde-se que em declarações ao Algarve Primeiro aquando do aparecimento da primeira baleia perto da Ilha da Armona, Marina Sequeira, Bióloga do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), revelou que “Estes animais andam atrás de cardumes para se alimentarem, depois acabam por ficar presos nas redes de pesca e morrem afogados, dando à costa”. 
 
Na operação de hoje estiveram envolvidos 12 operacionais entre a Polícia Marítima, ISN, ICNF e AmbiOlhão.
 
Tiago Lima