Sociedade

Segunda edição do "Música Já" apresentada no dia em que abriram as inscrições

A segunda edição do "Música Já" - Concurso de Música Moderna IPDJ Algarve - 2020, foi hoje apresentada no IPDJ em Faro na presença de todos os parceiros do evento.

PUB
 
Ao "Música Já" podem concorrer projetos musicais cujos elementos sejam residentes no Algarve, tenham entre 14 e 30 anos e que não tenham qualquer contrato discográfico.
 
As inscrições decorrem entre 10 de janeiro e 3 de março, no site www.juventude.gov.pt, devendo os candidatos enviar para o email:[email protected], dois temas, em formato mp3, com duração não superior a 10 minutos.
 
À Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, juntaram-se como parceiras as autarquias de Faro, Lagoa e S. Brás de Alportel, ETI_Algarve, Fnac Portugal, Associação Académica da Universidade do Algarve e RUA FM. A produção está a cargo da Mentecapta-Produções Áudio.
 
Dos projetos musicais a concurso serão selecionados oito, por elementos da Mentecapta-Produções Áudio, que irão atuar em duas eliminatórias, a realizar no dia 21 de março em São Brás de Alportel, no Auditório da Santa Casa de São Brás de Alportel, segundo confirmou a Vice-Presidente do Município, Marlene Guerreiro e no dia 28 do mesmo mês em Lagoa, em espaço a definir, dependendo das condições climatéricas, disse a Vereadora Ana Martins da autarquia de Lagoa. 
 
A grande final acontece a 4 de abril na Direção Regional do Algarve do IPDJ, em Faro, onde estarão em palco quatro projetos musicais.
 
O projeto vencedor terá direito à gravação de um E.P, em formato digital no estúdio Mentecapta Produções Áudio, a um videoclipe produzido pelo alunos do curso de Realização, Cinema e TV da ETIC_Algarve, além da atuação no Festival F com cachet a definir pelo Município de Faro e a inclusão de um tema original na programação musical diária da RUA FM.
 
O segundo classificado também irá dar um concerto, com cachet a definir pelo Município de Lagoa, a realizar na Fatacil, a uma atuação em formato showcase numa loja da FNAC Portugal e a inclusão de um tema original na programação musical da RUA FM.
 
O terceiro classificado irá atuar na Semana Académica da Universidade do Algarve, com cachet a definir pela Associação Académica, um cheque formação no valor de 2000 mil euros da ETIC_Algarve e a inclusão de um tema original na programação da RUA FM.
 
O projeto quarto classificado também receberá cachet a definir pelo Município de São Brás de Alportel, para atuar na Feira da Serra, mas de acordo a autarca Marlene Guerreiro, também haverá espaço para que uma banda possa atuar no evento "Noite Prata", para além de passar um original na Rádio RUA.
 
Ao Algarve Primeiro, o diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, avançou que na totalidade o investimento associado a este concurso de música, rondará os 10 mil euros, incluindo o investimento de todos os parceiros: «é um investimento muito bem empregue, já que vamos a ajudar a que muitos jovens da região concretizem o seu sonho e tenham oportunidades de mostrar o que valem e todo o seu talento», salientou.
 
O responsável destacou a qualidade do som que estará inerente à música que se vai ouvir, «vamos ter técnicos do melhor que existe no Algarve», confidenciando de que há interesse por parte do Conselho Diretivo do IPDJ, para que o concurso se estenda a outras Direções Regionais do país.