A final nacional do Portugal a Dançar levou ao palco do Portimão Arena, no domingo, os maiores talentos nacionais da dança, com os 33 participantes apurados ao longo de 12 eliminatórias.
Afonso Alegre, da Oeiras Dance Academy, foi o grande vencedor desta competição, acompanhado no pódio pela coregrafia "Fiddler in The Roof" da Companhia de Dança do Algarve em segundo lugar e a coreografia "Elite" da Dança Mais, escola de dança de Portimão, em terceiro.
Os participantes foram avaliados pelos jurados nacionais e bailarinos de renome Jojo Lopes, Maria Barros, Francisca Durão, Pedro Teixeira e Francisca Mendo.
Pelo palco passaram os participantes apurados nas eliminatórias em Setúbal, Batalha, Tondela, Mogadouro, Portimão, Alter do Chão, Loures, Elvas, Mealhada, Arcos de Valdevez, Oeiras e Castelo Branco, alguns oriundos de localidades como a Lousã, Coimbra, Figueira da Foz, Moimenta da Beira, Tavira, Olhão e Vila Pouca de Aguiar.
A assistir ao evento esteve Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, o vereador João Gamboa e a vereadora Teresa Mendes da Câmara Municipal de Portimão, bem como o diretor da competição All Dance Portugal, Pedro Marques.
O vencedor desta edição irá representar Portugal no Congresso Internacional de Dança da UNESCO em 2024, tendo também obtido uma bolsa para o curso de verão do Institute of The Arts Barcelona, atribuída pela jurada Francisca Mendo.
Apresentado por Inês Mendonça e com a participação especial da cantora Débora Valente, o concurso contou com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.