A Câmara Municipal de S.Brás atribuiu casa nova a seis famílias carenciadas do concelho.
Numa altura particularmente sensível como é o início de um novo ano, a autarquia brindou estas famílias com uma habitação que certamente será um suporte para encarar melhor o futuro.
Dando continuidade às medidas de apoio social prosseguidas pela Câmara Municipal e ao trabalho de acompanhamento às famílias com maiores carências sociais, decorreu na passada sexta-feira, dia 3 de janeiro, a sessão de entrega de 6 fogos de habitação social a 6 agregados familiares, que convivem diariamente com grandes dificuldades económicas.
Dois fogos sociais no Bairro Social Municipal; dois fogos sociais no Bairro Social Graças a Deus, propriedade da Junta de Freguesia e dois novos fogos sociais, criados no sítio da Canada, são o novo lar destas seis famílias que têm agora a possibilidade de viver uma vida com mais dignidade.
A atribuição destes fogos sociais é o resultado da aprovação, por unanimidade, da Câmara Municipal, na sua reunião de 2 de janeiro, de uma proposta apresentada pela Vereadora da Habitação Social, aprovada previamente em sede de Comissão Municipal de Habitação.
Esta proposta teve por base um conjunto de pareceres emitidos pelos Serviços Sociais do município, devidamente fundamentados por informações técnicas prestadas pela equipa de acompanhamento das famílias beneficiárias de rendimento social de inserção, pelo Departamento Técnico Municipal e pelo Gabinete Municipal de Proteção Civil.
Segundo nota da autarquia a política de atribuição de fogos de habitação social cumpre um conjunto de critérios de prioridade, nomeadamente: a existência de situações de emergência social; perigo para a saúde pública ou risco para a segurança pública; a gravidade das situações de vulnerabilidade social e económica das famílias; situações de saúde e ainda a existência de menores, deficientes e dependentes.
Ajudar quem mais precisa a ter uma vida com dignidade é o objetivo partilhado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, num trabalho social desenvolvido, com a colaboração de todo um conjunto de entidades locais e de parcerias informais da comunidade.