A Seleção Nacional de Basquetebol de seniores, defronta a Bélgica neste domingo, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, às 17h00.
A equipa orientada por Mário Gomes, Nuno Manarte e Sérgio Ramos iniciou ontem o estágio em Albufeira, que se prolonga até ao dia do jogo decisivo para a Seleção das Quinas no apuramento para o EuroBasket 2021.
Recorde-se que na Bélgica, na ronda inaugural, a Seleção Portuguesa perdeu por apenas um ponto (66-65). Depois do Portugal vs. Bélgica, as contas do grupo C fecham a 21 de fevereiro de 2019, com a deslocação lusa à Islândia. A Seleção Nacional é para já a primeira classificada do Grupo C com uma vitória e uma derrota.
Esta manhã a equipa técnica e a seleção nacional foram recebidos no Paços do Concelho pelo executivo de Albufeira liderado por José Carlos Rolo, também o Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas e Custódio Moreno, Diretor Regional do IPDJ.
O selecionador Mário Gomes, agradeceu todo o apoio dado por parte da autarquia à Seleção Nacional, dizendo que o jogo vai correr bem pelas condições dadas no estágio, «vamos retribuir todo o apoio dado à seleção».
Apelou ao «objetivo comum não só de Albufeira mas de toda a região em manter o Imortal na liga principal do Basquetebol português», enaltecendo a presença de 3 algarvios na equipa, um deles de Albufeira.
O Presidente da Câmara de Albufeira, disse ser um orgulho receber a Seleção Nacional de Basquetebol, já que é uma modalidade muito forte no concelho com mais de 360 atletas praticantes, para além de ter um clube que se encontra na Liga Portuguesa de Basquetebol, o Imortal Basket Club.
Em declarações ao Algarve Primeiro o autarca destacou que o Município acolhe anualmente as Festas do Basquetebol Juvenil, que trazem ao concelho cerca de 1200 representantes das várias seleções regionais dos escalões de sub-14 e sub-16 masculinos e femininos.
José Carlos Rolo admitiu que sem o apoio da autarquia as coisas seriam mais difíceis, «quero frisar o grande trabalho dos dirigentes desportivos que dão muito de si, para além dos patrocinadores, mas assumo que se não fosse o apoio das autarquias, o papel do desporto em portugal seria uma realidade completamente diferente».
O edil referiu que Albufeira tem neste momento uma grande diversidade de modalidades, «que denota a dinâmica do concelho em termos associativos e desportivos, até porque já passou a fase mais complicada da crise económica e isso dá-nos a possibilidade de ajudarmos mais as coletividades e clubes, mas sublinho que não são só os meios financeiros, materiais e logísticos que a Câmara atribui, é também a confiança que nos é transmitida pelo trabalho e resultados desses clubes».
José Carlos Rolo assume-se com um adepto do Basquetebol e do Ciclismo, desejando sucesso para a prestação da Seleção Nacional no próximo domingo.
Já Custódio Moreno, apelidou Albufeira como "a capital do Basquetebol regional" , justificando esse estatuto ao nosso jornal, por Albufeira ter a única equipa da região na primeira liga do Basquetebol nacional.
O Diretor Regional do IPDJ, realçou o facto do Imortal já ter no passado militado no escalão máximo da modalidade, mas também o trabalho que tem sido feito nos últimos anos nos dois clubes mais fortes do concelho.
O responsável pelo desporto algarvio, frisou o facto de haver nos últimos 7 anos a Festa do Basquetebol em Albufeira, com os melhores dos escalões de formação de todo o país, e ainda alguns atletas da equipa principal com a presença da Federação em peso, «tudo isto tem dinamizado a modalidade e motivado as camadas jovens de tal forma, que os resultados estão à vista de todos».
A nível mais geral Custódio Moreno aproveitou a oportunidade para referir que este Governo, tem dado «protagonismo» às Direções Regionais, para além das Autarquias e nesse aspeto o trabalho do IPDJ, também tem sido beneficiado devido a essa descentralização, «posso garantir que ainda esta semana serão assinados protocolos de apoio financeiro que irão beneficiar 30 clubes do Algarve, para a promoção do desporto nas camadas jovens, só nos últimos dois anos, foram dados quase meio milhão de euros entre programas de apoio, contratos-programa ou requalificações de infraestruturas».
Os bilhetes para o Portugal vs. Bélgica estão à venda no Pavilhão Desportivo de Albufeira ou junto dos dois clubes do concelho que promovem a modalidade: o Imortal Basket Club e o Clube de Basquete de Albufeira. Cada bilhete terá o custo de 2 euros, montante revertível, em partes iguais, para ambos os clubes.