Durante três dias, Lagoa foi a capital do Andebol com a realização do Torneio Internacional da modalidade.
O Torneio de Sub-19 decorreu entre os dias 10 e 12 de abril no Pavilhão Desportivo Municipal, Jacinto Correia, em Lagoa e, contou com a participação das Seleções de Portugal, Espanha, França e Israel.
Portugal ficou em quarto lugar, seguindo-se Israel e Espanha e em primeiro a França.
A organização resultou da colaboração entre o Município de Lagoa, a Federação de Andebol de Portugal e a Associação de Andebol do Algarve. Tratou-se de um torneio amigável, particular por convite.
A vice-presidente da Federação da modalidade, Juliana Sousa, explicou que "este foi, essencialmente, um torneio de preparação para o próximo Campeonato do Mundo".
Já o presidente da Associação de Andebol do Algarve, João Estrela, afirmou "que o andebol é uma modalidade que está na moda, quer no país, quer na região".
Por seu lado, o vice-presidente da autarquia, Luís Encarnação, confirmou que a Câmara de Lagoa tem vindo a receber, nos últimos tempos, muitos eventos desportivos, envolvendo equipas nacionais e internacionais de diferentes modalidades. "Esta aposta do Município visa rentabilizar as boas infraestruturas que o concelho possui, promover hábitos de vida saudável junto da população local, e reforçar Lagoa enquanto destino de turismo ativo".
Luís Encarnação revelou, a este propósito, que o número de dormidas associadas a eventos desportivos no concelho de Lagoa, durante o ano de 2018, foi superior a 27mil e quinhentos. Esta estimativa que o vereador do Desporto e do Desenvolvimento Económico apurou em reunião de balanço com os hoteleiros do Concelho, deverá corresponder a resultados económicos na ordem de 1, 8 milhões de euros.
Depois do Município de Lagoa ter assumido o desafio do Turismo ativo na BTL’2018, "o balanço feito um ano depois é positivo e encoraja a continuar o investimento na estratégia de desenvolvimento desportivo do concelho", disse o mesmo autarca.