Sociedade

Selo Municipal Amigo da Juventude de Portimão é 5 Estrelas

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
A Câmara Municipal de Portimão recebeu no passado dia 26 de maio, o Selo Município Amigo da Juventude - Categoria 5 Estrelas, numa cerimónia realizada na cidade de Pinhel por ocasião do III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, organizado pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis.

A concessão do selo e respetiva bandeira, deliberada unanimemente pelo comité de validação da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, resulta de uma candidatura prévia e atesta o compromisso da Câmara de Portimão, através da sua Divisão de Desporto e Juventude, "para a potenciação e criação de mais e melhores políticas amigas dos jovens", realça a autarquia em comunicado.
 
A Câmara de Portimão diz ter em curso o Plano Municipal de Juventude (PMJ), vigente no período 2020-2030, que define as orientações e diretrizes municipais na área das políticas de juventude. Este instrumento estratégico também pretende servir de apoio às estruturas decisórias no domínio da juventude, em áreas como saúde, educação, emprego, coesão social, cultura, associativismo, ambiente, habitação, mobilidade e interculturalidade, além de solidariedade intergeracional. 
 
Assente em dez eixos fundamentais, nos anos de 2021 e 2022 foram trabalhadas as áreas da “Educação, formação e abandono escolar”, “Emprego, empreendedorismo, inovação e turismo” e “Associativismo, voluntariado e participação cívica”.
 
Atualmente decorrem as votações para eleição de três eixos a dinamizar ao longo do período entre 2023 e 2025, entre as sete seguintes áreas: “Interculturalidade e Solidariedade Intergeracional”, “Coesão Social”, “Acesso à Habitação”, “Mobilidade”, “Cultura, Lazer e Desporto”, “Ambiente e Desenvolvimento Rural”, e “Saúde e Comportamentos de Risco”.
 
Podem votar estudantes, técnicos ligados à juventude, membros do Conselho Municipal de Juventude, agentes do movimento associativo e jovens em geral, que necessitam aceder ao endereço eletrónico, que também disponibiliza na íntegra o PMJ de Portimão, para consulta.