O Outono já se instalou, mas só agora os sinais da sua presença começam a ser mais evidentes.
As noites e as manhãs são mais frescas ainda que, ao longo do dia, os termómetros ultrapassem os 25ºC em muitos locais.
Para este início de semana, as previsões dão conta de céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e temperaturas mais amenas durante o dia. Estamos (finalmente) a entrar na nova estação.
Com neblina ou nevoeiro matinal em muitos locais do país, a semana começa com vinte e seis
concelhos do continente em risco muito elevado de incêndio, sendo que o Algarve não é exceção na lista.
Vinte e seis concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro e Porto apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, em risco 'Muito Elevado' de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Oleiros, Covilhã, Belmonte (Castelo Branco), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera (Leiria), Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da beira, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso (Guarda).
Estão ainda em risco 'Muito Elevado' os concelhos de Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Sernancelhe, Sátão, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul e Moimenta da Beira (Viseu), Castelo de Paiva (Aveiro) e Baião (Porto).
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral das regiões norte e centro e na região sul até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.
A previsão aponta ainda para vento em geral fraco predominando do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de nordeste nas terras altas das regiões norte e centro até ao final da manhã e neblina ou nevoeiro matinal.
No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 13 e 24 graus Celsius, no Porto entre 12 e 20, em Vila Real entre 10 e 23, em Viseu entre 11 e 25, em Bragança entre 07 e 22, na Guarda entre 09 e 21, em Coimbra entre 13 e 25, em Castelo Branco entre 12 e 26, em Santarém entre 12 e 28, em Évora entre 10 e 26, em Beja entre 10 e 25 e em Faro entre 13 e 23ºC.
Algarve Primeiro