Saúde

Semana da Diabetes em Tavira assinalada sob o tema “Educar para proteger o amanhã!”

 
Tavira assinala a Semana da Diabetes, entre 14 e 20 de novembro, sob o tema “Educar para proteger o amanhã!”.

A ação visa sensibilizar população para a prevenção e controlo da doença, assim como promover a cidadania e o estilo de vida saudáveis.
 
Em comunicado, o Município de Tavira lembra que o aumento desta patologia, em Portugal, "é acentuado e preocupante, pelo que é imperioso contrariar esta tendência e unir esforços na luta contra a sua expansão". Nesse sentido, durante este período, estão agendadas muitas iniciativas, nomeadamente, a iluminação do edifício dos Paços do Concelho com luzes azuis.
 
A sessão de abertura decorre esta manhã, no Mercado Municipal, com presença de representantes do Município de Tavira e da ARS Algarve/ACES Sotavento com avaliação do risco de diabetes a 10 anos na população adulta e sénior do concelho, ações de sensibilização sobre prevenção e controlo da Diabetes pelos profissionais de saúde da UCC Talabriga, divulgação dos serviços do ACES Sotavento, ação de sensibilização sobre hábitos alimentares saudáveis no contexto da Dieta Mediterrânica, pela nutricionista do Centro de Saúde de Tavira, exposição de posters e campanha alusiva ao dia (Campanha Federação Internacional da Diabetes – WDD 2022) e ainda a atuação do Grupo de Cantares “Lado a Lado” pelas 12h00.
 
No dia 20, às 09h30, a Praça da República recebe o círculo humano azul pela diabetes e às 10h00, uma caminhada pela diabetes em parceria com o Município de Tavira.
 
A Semana da Diabetes é uma organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga, através do Projeto Comunitário Viver bem com a Diabetes, da ARS Algarve, do ACeS Algarve III Sotavento e do Município de Tavira, com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho.