Além da vertente de convívio e entretenimento, as celebrações têm por objetivo sensibilizar a juventude para a problemática da sustentabilidade, com destaque para o meio marinho e costeiro num concelho em que todas as praias têm bandeira azul e que faz parte da primeira área marinha protegida criada em Portugal – o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado.
Segundo adianta nota do Município, são 200 os jovens que participam no passeio, com saída da Marina de Albufeira, marcada para esta tarde, às 18h30.
Amanhã, o programa prossegue no Skate Parque de Albufeira, com o “The Circuit” na pista de obstáculos a decorrer entre as 16h00 e as 22h00, com a empresa Albufeira Skate Division a dinamizar o evento.
As atividades desportivas continuam na Praia dos Pescadores, às 17h30 com “Experimentação de Futevolei” e às 18h00 com “Fitness”. O programa desportivo do dia 13 é organizado em parceria pelo Município, através da Divisão de Desporto e Juventude e pela Associação de Desporto do Algarve.
Os dias 14 e 15 continuam dedicados ao Desporto. No dia 14 (quinta-feira) está marcado um “Torneio de Futevolei”, a decorrer das 14h30 às 19h30 e no dia 15 (sexta-feira) um Torneio de Vólei, ambos na Praia dos Pescadores.
Para fechar as comemorações da Semana da Juventude, no dia 30 de agosto (sábado), a partir das 20h00, a Praça dos Pescadores acolhe a Mostra da Juventude, a partir das 20h00: uma noite dedicada à música e aos novos talentos de Albufeira.
O evento conta com apresentação de Liliana Almeida, ex-concorrente do programa “Big Brother Famosos” que abre o evento com dois momentos musicais protagonizados por jovens artistas locais, alunos da FUÉTE – Associação de Dança de Albufeira e da SOUL – Associação de Albufeira dedicada à formação de jovens bailarinos na área da música urbana, com destaque para o Hip-Hop, Dança Contemporânea e Street Jazz.
De seguida, Liliana e Dom Lui, mentor do programa “Há Música no Bairro”, que esteve a decorrer em vários pontos da cidade, de 22 de junho a 3 de agosto, com o objetivo de encontrar talentos emergentes em Albufeira, chamam ao palco os três finalistas para tocarem duas músicas cada um, no total de seis músicas. Dom Lui e os amigos também vão subir ao palco e garantem que vão levar os jovens ao rubro.
O ponto alto da mostra está guardado para o final da noite com a atuação de Ru8y e a sua banda, uma jovem de albufeira de origem cabo-verdiana, descoberta no programa “Há Música no Bairro”.