Cultura

Semana da Leitura celebrada em Portimão com a participação das escritoras Vânia Bentes e Alice Cardoso

Vânia Bentes à esquerda, Alice Cardoso à direita (Fotos CM Portimão)
Vânia Bentes à esquerda, Alice Cardoso à direita (Fotos CM Portimão)  
Nos dias 10 e 11 de março, as bibliotecas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Portimão vão ser palco da 16ª edição da Semana da Leitura.

PUB
Promovida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes em colaboração com as bibliotecas escolares, a Semana da Leitura, sob o mote “Ler sempre. Ler em qualquer lugar”acontece mais uma vez, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
 
Pretende-se promover o estudo e a divulgação da obra do escritor selecionado no início de cada ano letivo, envolvendo os alunos, os professores, a biblioteca escolar e a comunidade educativa. O estudo da obra do autor é integrado nas atividades da biblioteca escolar, para o ano letivo, através de leitura individual ou coletiva, de dramatizações, entre outros. O projeto culmina no encontro com o escritor em cada biblioteca escolar.
 
No dia 12 de março, a partir das 16h00, na Biblioteca Municipal de Portimão, Alice Cardoso, terá de novo oportunidade de se encontrar com os seus leitores e apresentar as suas obras e, de seguida, a escritora Vânia Bentes, apresentará “Vai ficar tudo bem, mas quando?”, livro escrito durante o confinamento, com ilustrações de Isabel Marreiros. A história será contada por Márcia Gamito.
 
Sobre Alice Cardoso: nasceu em Coimbra, em 1962. Licenciou-se em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Tem um mestrado em Ensino da Língua Portuguesa. Colaborou na realização de projetos para ações de atualização, aperfeiçoamento e formação, na área da Educação na Infância. Profissionalmente, optou por trabalhar com crianças de diversas faixas etárias com o intuito de conhecer com mais profundidade a realidade da criança em todas as suas fases de desenvolvimento e as diversas dinâmicas da sua educação. Dedica-se à atividade da escrita para crianças desde 2006, altura em que publicou o seu primeiro livro. Os temas e enredos presentes nos seus livros encontram na sua vivência quotidiana e educacional a principal fonte de inspiração.
 
Vânia Bentes nasceu em Portimão a 22 de junho de 1984. A paixão pelas artes e crianças levou-a até Portalegre, onde frequentou o curso de Educação Visual e Tecnológica. Desde então que trabalha na área da educação e também dá formação no IEFP a adultos. Mãe de um menino, tem no ensino uma grande paixão, surgindo o desejo de escrever um livro infantil, no intuito de ajudar todas as crianças a passarem por estes momentos desafiadores da pandemia de uma forma mais leve e tranquila. Prepara-se neste momento para uma segunda história infantil.