Ambiente

Loulé adere à Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental

 
Até ao próximo dia 17 de outubro, a Câmara Municipal de Loulé participa na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental - SEIVA 2021, a convite da Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve.

Pretende-se mobilizar a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão.
 
O programa tem como principais destinatários as comunidades escolares, em particular os alunos e docentes do ensino básico e secundário, mas também técnicos da administração pública regional e local, empresas, associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, organizações não-governamentais de ambiente, entre outros. 
 
Sob o tema “Aprender com a Natureza/ Restaurar os Ecossistemas”, as atividades levadas a cabo pelo Município, arrancaram esta terça-feira, dia 12 de outubro, com uma ação de recolha de resíduos e remoção de invasoras na Praia do Ancão, promovida pelo Centro Ambiental de Loulé (CAL). As iniciativas do CAL, que incluem ações de voluntariado ambiental e observação de aves, decorrem até dia 15 de outubro e destinam-se ao público escolar e a todos os interessados.
 
Hoje, está prevista a ação de formação online "O papel dos cidadãos na deteção precoce e controlo de invasoras - o caso da erva-das-pampas (Cortaderia selloana)", dirigida ao público. A iniciativa resulta de uma parceria do Município de Loulé com o projeto LIFE Stop Cortaderia, projeto Invasoras.PT, Escola Superior Agrária de Coimbra, Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Centre for Functional Ecology Science for people & the planet, bem como da Agência Portuguesa do Ambiente.
 
Já no fim de semana, 16 e 17 de outubro, entre as 9h30 e as 12h30, irão desenrolar-se duas ações de voluntariado ambiental tendo em vista a recolha de resíduos, nas Paisagens Protegidas Locais da Fonte Benémola e da Rocha da Pena. O público em geral é convidado a participar nesta iniciativa que se enquadra também no dia comemorativo das Paisagens Protegidas Locais (18 de outubro).