Sociedade

Semana de praia no Algarve? Cuidado com o sol!

O tempo está convidativo a banhos no Algarve, mas é preciso ter cuidado com o sol!

PUB
 
Com temperaturas máximas na ordem dos 30º para o sul do país, com vento fraco e céu limpo, não há hesitações no que se refere a dar um pulinho até ao areal mais próximo, ainda assim, é preciso não esquecer o protetor solar e a melhor hora para apanhar sol.
 
De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera, o distrito de Faro, integra a lista de catorze com níveis elevados de exposição aos raios UV, o que é motivo mais que suficiente para colocar o protetor solar, para usar chapéu e óculos de sol, sem esquecer a t-shirt e a exposição após as 17h00. De manhã, não deverá apanhar sol a partir das 11h00 e redobrar os cuidados com as crianças.
 
De acordo com o Instituto, as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Sines, Funchal e Porto Santo (Madeira) e Santa Cruz das Flores (Açores) apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV.
 
O IPMA prevê para esta segunda-feira, céu pouco nublado ou limpo no Algarve.
 
Está ainda previsto vento moderado de noroeste, rodando para sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde.
 
As nuvens poderão regressar ao sul do país a partir do meio da semana, mas para já, sem previsão de chuva.
 
Nunca é demais recordar que, mesmo com o céu nublado, se deve proteger a pele do sol para evitar queimaduras indesejadas.
 
O protetor deve ser usado todos os dias, mesmo que não vá à praia, isto porque há sempre risco de exposição ao sol quando se sai de casa. Segundo os mais recentes estudos dermatológicos, muito mais que hidratar a pele pela manhã, o uso de protetor solar, (basta fator 30) ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta e a prevenir o envelhecimento precoce, bem como o cancro de pele.
 
Algarve Primeiro