Sociedade

«Semana de Verão» estimula crianças acompanhadas no Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA

 
Em comunicado, o Centro de Desenvolvimento Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) informa que, está a promover até ao dia 6 de agosto, a «Semana de Verão» na "Quinta da Calma", em Almancil.

Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar um maior contacto com a natureza e o convívio fora do ambiente hospitalar e destina-se a crianças com idades entre os 5 e os 7 anos, seguidas na consulta do Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA.
 
De acordo com a coordenadora do centro pediátrico, a neuropediatra Carla Mendonça, este centro “pretende fomentar soluções que minimizem as dificuldades sentidas pelas crianças com patologia do desenvolvimento e seus familiares”, sendo que “muitas destas crianças têm poucas oportunidades de integração no tecido social de acordo com as suas especificidades e são muitas vezes confrontadas com uma realidade de exclusão, que pode levar a frustração e sentimentos de abandono”.
 
No sentido de dar resposta às famílias, que veem reduzidos os seus apoios no período de encerramento dos estabelecimentos de ensino, este centro criou este projeto-piloto gratuito com “o objetivo de promover o bem-estar e facilitar a interação de crianças e jovens com necessidades específicas durante o período de férias escolares, tendo em conta a pouca oferta de atividades para esta população no verão”, salienta a coordenadora
 
Nesta semana, as dez crianças são acompanhadas por uma educadora de infância, uma enfermeira, uma auxiliar da ação médica e uma terapeuta ocupacional do CHUA e cinco voluntários. Na "Quinta da Calma", as crianças têm assim oportunidade, de estabelecer contacto direto com a natureza e com os pares, tendo acesso a meditação, yoga, música, canto, dança, movimento, artes plásticas e domésticas, expressão artística, horticultura, caminhadas na natureza e contacto com animais.
 
Refere a mesma publicação que, os pais também são convidados a participar, com vista a partilhar experiências e encontrar estratégias que ajudem a potencializar a harmonia familiar e identificar mecanismos para o melhor desenvolvimento das crianças.
 
Refira-se que, o Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA foi criado formalmente em fevereiro de 2021, juntando os já existentes Centro de Desenvolvimento na Unidade de Faro e a consulta de desenvolvimento na Unidade de Portimão.