Ambiente

Semana Europeia da Mobilidade regressa a Lagos

DR
DR  
De 16 a 22 de setembro realiza-se a Semana Europeia da Mobilidade em Lagos. A Câmara Municipal de Lagos convida a população a aderir às atividades, que decorrem na semana em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros.

O tema escolhido para 2021 foi “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável.”, e a semana é composta por atividades desde andar de bicicleta,  demonstrações de desportos, gratuitidade do transporte urbano A ONDA, uma “Cãominhada”, entre muitas outras.

 

O transporte urbano de Lagos A ONDA será gratuito, haverá descontos no aluguer de bicicletas (Daily Rent) para os residentes lacobrigenses, e até gratuitidade, no caso das Lagos Bike Tours.

 

"Redescobrir a nossa terra” é a iniciativa que o leva a correr as rotas pedestres existentes no concelho, através dos seguintes percursos:

- 18 de setembro |  Percurso urbano “Lagos dos Descobrimentos” e Passadiços da Ponta da Piedade; 

- 19 de setembro | Percursos “Pedra do Galo”, “Figuras” e “A Ver-o-Mar”; “Passeio das Pasteleiras das Portelas”, na Avenida dos Descobrimentos, promovido pelo Grupo Popular das Portelas.

 

 As inscrições para os percursos são gratuitas e pode fazer a sua através do e-mail desporto@cm-lagos.pt.
 

O grupo de utentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia preparou uma caminhada dedicada aos idosos, uma “Caminhada da Biodiversidade” que se realiza no dia 20.

 

Na Lagos Em Forma terá a oportunidade de experimentar gratuitamente a piscina, o ginásio e as aulas de grupo, na “Semana Aberta”.

 

Dedicado aos mais jovens, decorre a “Demonstração e convívio de skaters” nos dias 17, 18 e 20 de setembro, promovido pelo Centro Ciência Viva de Lagos. Dia 18, realiza-se o workshop de mecânica de bicicletas no Centro Cultural de Barão de São João e dia 22 a gincana de bicicletas nas escolas das Naus e Tecnopolis.

 

Para celebrar o Dia Europeu Sem Carros, dia 22 de setembro, será gratuito o Comboio Turístico de Lagos e o da “Cãominhada”, um passeio promovido pelo Canil Municipal de Lagos em que pode se pode fazer acompanhar do seu animal de estimação ou passear com os cães disponíveis para adoção.

 

A autarquia deixa-lhe o convite: “Faça parte desta experiência, mova-se de forma sustentável e…seja saudável!”.