Comportamentos

Sente cansaço, mau humor e falta de motivação? Saiba o que pode fazer

O segredo para passar um bom dia, com energia, entusiasmo e bom humor, reside na manhã e na forma como acordamos.
O segredo para passar um bom dia, com energia, entusiasmo e bom humor, reside na manhã e na forma como acordamos.  
Foto:Cookie_studio (Freepik)
Segundo um neurocientista, a fórmula para mudar o mau humor, o cansaço e a falta de motivação está no modo como despertamos para um novo dia.

É um facto que, muitas pessoas têm um estilo muito próprio de acordar, que precisam de estabelecer algumas rotinas para que consigam “funcionar” e que, a manhã é um período do dia muito complexo, mas segundo a ciência, é mesmo nesse momento da jornada que reside a chave do bem-estar.
 
Já os nossos antepassados diziam que “levantar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer” e, este especialista reforça essa ideia como alicerce para o bem-estar físico e mental ao longo do dia.
 
O neurocientista da universidade de Stanford e autor do podcast "Huberman Lab", Andrew Huberman, apresentou três dicas que podem ser aproveitadas para a melhoria de uma rotina matinal, num vídeo publicado no seu canal de YouTube (After Skool).
 
De acordo com este especialista, o segredo para passar um bom dia, com energia, entusiasmo e bom humor, reside na manhã e na forma como acordamos.
 
O primeiro requisito passa por absorver luz matinal e o mais cedo possível.
 
De acordo com Huberman, devíamos conseguir uma média de 80% de noites bem dormidas para funcionarmos bem. Para dormir profundamente e de forma reparadora, o neurocientista aconselha a exposição à luz natural logo ao acordar – sair para a rua e apanhar cinco a 10 minutos de sol, sem óculos de sol, vai contribuir para um bem-estar que se vai prolongar ao longo do dia. Isto aumenta os níveis de cortisol, uma hormona que ajuda a manter os níveis de alerta, foco e melhoria de humor. É importante que este aumento aconteça logo nas primeiras horas da manhã, pois 16 horas depois o corpo vai começar a produzir melatonina, que ajuda no adormecer. A luz natural de manhã vai libertar dopamina, o que significa que vai sentir mais motivação e um sentido de propósito necessários para enfrentar o dia de forma positiva.
 
Para o mesmo especialista, o hábito de beber café logo ao acordar também não ajuda ao bom humor e ao bem-estar físico e mental.
 
Segundo Huberman, só se deve ingerir café após uma hora ou 90 minutos de ter acordado, pois desta maneira consegue-se manter os níveis de adenosina (hormona que promove o sono) baixos, e ser produtivo durante o dia. Ao beber café assim que acorda vai aglomerar uma quantidade de adenosina que acaba por transmitir ao corpo a informação de que está na hora de dormir, "se acorda de manhã e sente que não dormiu tanto quanto devia ou ainda está sonolento, isso quer dizer que ainda existe um excesso de adenosina no sistema", alerta.
 
Retirar a cafeína do topo de prioridades matinais pode parecer uma tarefa radical para muitas pessoas, pelo que, o especialista recomenda que se faça um processo gradual de habituação. Comece por beber café 15 minutos após o acordar, depois passe para os 30 minutos e, aos poucos, já será capaz de dilatar cada vez mais esse espaço de tempo, recomenda.
 
Um outro requisito para acordar bem e para desfrutar de um bom dia é, segundo o mesmo especialista, aumentar a temperatura do corpo com a prática de exercício físico.
 
A temperatura do corpo afeta a predisposição para o sono e interfere na forma como acordamos. Antes de acordar, a temperatura corporal aumenta até ao meio do dia, e depois cai para o seu ponto mais baixo a meio da noite, explica Huberman. De forma a aumentar a temperatura interna do corpo, o aconselhado é praticar exercício físico e tomar um duche de água fria. Huberman explica que quando a superfície do corpo está fria, a temperatura interna aumenta e aquece, para compensar.
 
Os duches de água fria são algo cada vez mais adotado por quem investe no seu bem-estar. Neste caso, o especialista afirma que esta técnica é ótima pois faz com que haja uma libertação de adrenalina e dopamina, que se prolongam durante horas após essa exposição à água. O especialista remata afirmando que "ao combinar luz, exercício e exposição a água fria" estamos a relaxar o corpo e a preparar-nos para desfrutar de uma jornada com mais qualidade, entusiasmo e bom humor.
 
Com estas dicas, é uma boa altura para começar a promover um despertar mais suave, equilibrado e que lhe proporcione bons momentos de felicidade ao longo do dia. Como verificou, não é assim tão complicada a tarefa de melhorar o seu dia e de contribuir para que todas as áreas de vida fluam naturalmente.
 
Fátima Fernandes