Sociedade

SEP:Profissionais de Saúde das Unidades de Olhão, S. Brás e Loulé recusam conduzir viaturas de serviço

Foto:Nuno Manjua - Direcção Regional de Faro do SEP
Foto:Nuno Manjua - Direcção Regional de Faro do SEP  
SEP reuniu com o Presidente da ARS.

 
Na sequência da recusa de condução por parte dos profissionais da Unidade de Cuidados Continuados Dunas em Portimão, a Direção do Agrupamento de Centros de Saúde Barlavento retirou todas as Assistentes Operacionais da Unidade de Cuidados Continuados e proibiu-as de acompanhar as enfermeiras nas visitas domiciliárias, uma proibição alargada também à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e USF Atlântico Sul, ambas em Portimão, esclarece comunicado do SEP.
 
Em S. Brás de Alportel, uma das viaturas que já tinha sido reportada com problemas, quase provocou um acidente quando entrou descontrolada em contramão.
 
Os profissionais das UCC Olhar + (Olhão), Alportellus (S. Brás de Alportel) e Gentes de Loulé (Loulé) comunicaram sexta-feira a sua recusa de condução, juntando-se ao protesto.
 
Para o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, os recentes episódios são a "gota de água" que transbordou o "copo" da insatisfação. "Já há muito que se repetem as queixas dos trabalhadores dos ACES do Algarve. Essas queixas têm a ver com a falta de motoristas, a falta e estado e idade das viaturas e o consequente perigo que são as deslocações em carros velhos e sem manutenção e a falta de verba para a limpeza das mesmas", adverte o mesmo comunicado.
 
Em reunião urgente com o Presidente da ARS no passado dia 5 de abril, os sindicatos exigiram a revisão do regulamento interno da ARS, de forma a assumir a responsabilidade dos danos nas viaturas de serviço e garantida a existência de seguro que cubra danos próprios, terceiros e ocupantes, o estabelecimento da regularidade com que todas e cada uma das viaturas realiza a manutenção e limpeza e quem se responsabiliza pela sua concretização, o levantamento em todos os ACES dos trabalhadores que conduzem as suas viaturas particulares ao serviço da ARS, dando a indicação que todos esses trabalhadores requeiram autorização para uso de viatura própria, a avaliar pela ARS casuisticamente a sua pertinência e em caso de autorização, abonar o pagamento ao km, nos termos da Lei.
 
Finalmente a abertura de concurso urgente para todas as categorias profissionais de reconhecida carência, assim como mais viaturas disponíveis para a concretização não só de visitas domiciliárias mas de todas as actividades necessárias à promoção da saúde.
 
O Presidente da ARS reconheceu ao SEP, "que não procedeu da melhor forma e que iria resolver a situação comprometendo-se a rever o regulamento interno da utilização das viaturas", 
 
Foi também confirmado que iria abrir concurso para motoristas, tendo reunido com duas enfermeiras para apresentar desculpa e comunicar que iria reapreciar a deliberação sobre o pagamento dos danos nas viaturas.