Comportamentos

Ser forte não é um luxo. Descubra os principais segredos

 
Em primeiro lugar, importa ter em conta que, ser emocionalmente forte não traduz fazer de conta que nada se passa, muito menos dizer aos outros que se é forte e procurar exibir uma força interior que não se tem.

 
Ser emocionalmente forte implica ser resiliente, realista e encarar a vida de frente; ver as coisas como elas são e não desistir nas primeiras dificuldades, mas mudar de rumo sempre que necessário. Ser emocionalmente forte, é aprender a lutar perante as adversidades, mas também a aceitar que nem tudo nos corre como gostaríamos e que não conseguimos controlar tudo na nossa vida.
 
Neste sentido, resumi 10 recomendações que lhe podem ser úteis e que deverá incutir para que as possa aplicar no seu quotidiano:
 
1- Encare as dificuldades como oportunidades
 
A base é pensar que um incidente, uma falha ou a correção de um erro é uma oportunidade para fazer melhor e não para desistir.
 
2- Aceite imprevistos e falhas
 
É sabido que uma vida demasiado regrada não nos conduz nem à felicidade, nem à aprendizagem, por isso devemos estar despertos para aprender, para inovar e tentar algo novo, afinal “quem não arrisca, não petisca”. Não saberemos o resultado de algo se não tentarmos, se não corrermos alguns riscos. A capacidade de dar resposta aos nossos problemas, vai ajudar-nos a crescer e a sermos mais fortes, por isso, arrisque fazer algo de novo se assim o entender e aceite que a falha é sempre uma possibilidade, mesmo que tenha tudo controlado e pensado.
 
3- Adapte-se à mudança
 
Ser resiliente está relacionado com a flexibilidade.
 
As pessoas resilientes são capazes de se adaptar às mudanças, aprender e ser felizes em situações novas.
 
Após a mudança, é fundamental encontrar a estabilidade, já que isso é a base para o conforto e bem-estar.
 
“A sua vida não fica melhor por acaso, fica melhor através da mudança”. - Jim Rohn.
 
4- Encontre a sua estabilidade emocional
 
Ser emocionalmente forte nem sempre significa estar contente, mas sim manter um nível estável de humor. Ou seja, estar em paz, relaxado ou em harmonia.
 
A estabilidade emocional e a capacidade de manter a “cabeça fria” são habilidades importantes para lidar com situações difíceis, já que costumam ser uma característica que aumenta com a idade e acarreta mais felicidade. É importante reter que, as pessoas fortes não fogem das emoções negativas, mas sim enfrentam-nas, resolvem o que podem e aceitam aquilo que não tem solução.
 
5- Trabalhe a sua forma física
 
Trabalhar o seu condicionamento físico pode ajudá-lo a sentir-se melhor física e mentalmente, além de torná-lo mais resiliente.
 
Uma parte de ser resiliente é sentir-se com algum controle da situação e que consegue resolvê-la, apesar dos desafios que tem pela frente.
 
Segundo Ben Michaelis, pode parecer contra-intuitivo, mas qualquer um de nós pode ser mais forte mentalmente ao ser mais forte fisicamente, através do exercício cardiovascular. Os dados indicam a relação entre a saúde física e a emocional. Por isso muitas vezes “eu sugiro às pessoas que querem construir a sua resiliência emocional que comecem por fortalecer a sua resistência física”.
 
6- Foco nas soluções
 
Como vai superar um obstáculo pensando só no problema e não na solução?
 
Isto quer dizer que, gastamos menos tempo e energia reagindo inteligentemente à procura da solução para o problema e não alimentando o que o gerou.
 
7- Viva o presente
 
Estar aqui e agora, apostando mais no presente, permite-lhe ver as coisas como elas são. Dessa forma, também poderá resolver melhor os seus problemas, já que estes se situam no tempo atual, apesar de virem do passado e de serem uma preparação para o futuro.
 
Esta habilidade é também chamada de consciência plena e está relacionada com a estabilidade emocional, menor stress e ansiedade, e lucidez.
 
8- Seja persistente
 
A psicóloga Angela Lee Duckworth descobriu que a perseverança é a qualidade mais relevante para o sucesso nas mais variadas áreas, isto porque não nos permite desistir dos erros, mas sim assumi-los, corrigi-los e voltar a tentar.
 
A paciência e a perseverança têm um efeito mágico que faz as dificuldades desaparecerem e os obstáculos desvanecerem. -John Quincy Adams
 
9- Veja a vida sob o ponto de vista positivo-realista
 
As pessoas resilientes levantam-se rapidamente após as quedas.
 
Durante um período  podem sentir-se tristes, chateadas ou sem esperança, mas voltam a levantar-se para enfrentar os seus obstáculos.
 
Para ser forte emocionalmente, você tem que ter a esperança positiva-realista e a clareza pessimista. Isso permite:
 
a) ver as possibilidades, b) ter motivação, c) ser crítico e d) aceitar que os fracassos e os eventos negativos podem acontecer.
 
10- Aprenda a “deixar ir”
 
Ser forte mentalmente é estar ciente de que em certas circunstâncias damos o nosso melhor e não podemos fazer mais nada.
 
É importante reconhecer que só pode controlar as próprias ações, e que ninguém tem o controle sobre os resultados dessas ações. As ações de outras pessoas também escapam ao nosso controle, por isso, quando percebemos que não estamos no caminho certo, é essencial abandonar o barco e seguir noutra linha de orientação. Podemos querer muito uma coisa, mas temos de estudar a melhor forma de lá chegar, sendo que ao encontrarmos obstáculos, devemos ler os sinais e decidir qual o passo seguinte. Pensar antes de agir também nos ajuda muito nessa tarefa.
 
Às vezes, a melhor solução para um problema é aceitar que não podemos controlá-lo e seguir em frente, evitando esbarrar uma e outra vez contra o mesmo obstáculo.
 
É fundamental saber quando devemos sair de uma relação destrutiva, de uma amizade tóxica, de um emprego que não nos acrescenta. Ter esta capacidade também revela muita força emocional.
 
Fátima Fernandes