A nova exposição "Leonor Antunes. Obras da Coleção de Serralves" é apresentada ao público no Museu Municipal de Faro, este sábado, 07 de agosto, pelas 18h30, no âmbito da parceria entre o Município de Faro e a Fundação de Serralves.
A inauguração contará com as presenças do Presidente do Município, Rogério Bacalhau, da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e da artista Leonor Antunes.
Comunicado da Fundação Serralves, salienta que o trabalho de Leonor Antunes "relaciona-se intimamente com a arquitetura modernista, com as características dos espaços onde expõe, com a herança da arte minimalista, pós-minimalista e conceptual das décadas de 1960-70".
Segundo a Fundação, "a medida, a escala, a proporção e o caráter dúctil dos materiais, como o couro, a borracha e vários metais, são elementos fundamentais no trabalho da artista, que cria assim espaços de tensão entre a serialidade e a manufatura, revelando a sua convicção de que o que resta ao artista é a tarefa de recombinar materiais culturais".
Lê-se ainda que a artista, "replica e descontextualiza elementos arquitetónicos e particularidades dos espaços onde expõe, mas também de edifícios modernistas, num processo crítico de revisão do movimento moderno".
A iniciativa integrada no programa de exposições itinerantes da Coleção de Serralves, tem como objetivo tornar este acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país, apresentando diferentes exposições e obras em mais de 30 municípios, tendo em vista a descentralização da oferta cultural.