O Museu de Serralves leva a Faro a exposição "O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980".
A mostra, que estará patente no Museu Municipal de Faro até 19 de fevereiro, tem inauguração marcada para 7 de dezembro.
Faz parte do intenso programa de exposições itinerantes que o Museu de Serralves desenvolve e que tem como grande objetivo tornar a coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu.
Segundo nota da autarquia, "O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980" apresenta uma seleção de esculturas e pinturas de sete artistas portugueses e internacionais que sedimentaram os seus discursos artísticos nos anos 80.
Estas obras marcam uma reação à predominância da arte minimal e conceptual nas décadas anteriores, através do regresso à pintura e à escultura e ao uso de materiais tradicionais como o ferro, o bronze e a madeira, que marca o começo da globalização, que coloca em contacto e em influência mútua culturas muito diversas.
A exposição, organizada por Serralves em parceria com a Câmara Municipal de Faro, é uma oportunidade para revisitar a produção artística da década de 1980 que, representando o fim do isolamento a que a ditadura tinha votado Portugal, revelando um crescente sincronismo com o contexto artístico internacional.
Artistas representados:Rui Aguiar, Gerardo Burmester, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Harald Klingelhöller, Rui Sanches, Xana.
Algarve Primeiro