O ex-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, foi condecorado com a Medalha do Mérito – Comendador atribuída pelo Presidente da República durante as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, realizada esta terça-feira, na Guarda.
Natural de Loulé, Seruca Emídio, nasceu no dia 2 de Novembro de 1954 e concluiu o Curso de Medicina, na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em 1978.
Para além da Medicina, Seruca Emídio preenche o seu currículo e percurso com vários cargos sociais a nível local, regional e nacional. São de destacar o facto de ter sido director do Centro de Saúde de Loulé, vereador e deputado municipal e a Presidência da Câmara Municipal de Loulé em 2001. Casado e pai de três filhos, Seruca Emídio ingressou na carreira de Clínica Geral em Março de 1983, em Loulé, tendo sido nomeado Director do mesmo Centro em 1986.
A Unicer e a Cimpor também contaram com a sua dedicação e empenho enquanto médico. Com tempo para as participações sociais, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, foi Vice-Presidente do Louletano Desportos Clube, no período de 1990-1991,a que se acrescentam os vários anos em que colaborou como médico ao serviço do Louletano Desportos Clube, Juventude Sport Campinense, Clube Desportivo Recreativo Quarteirense e Clube Desportivo Boliqueime.
A sua vida política tem sido orientada pelo PSD tendo assumido o cargo de presidente da autarquia de Loulé em 3 mandatos.
O cargo de Vice-Presidente da AMAL foi também uma forma de luta e de intervenção na região que o viu nascer e onde quer dar o seu saber.
Em Março de 2010 passou a ser o mandatário distrital para o Algarve da candidatura de Pedro Passos Coelho à liderança do PSD Nacional.
Em Outubro de 2013 termina o seu percurso autárquico pela limitação de mandatos.
A 10 de Junho de 2014, é homenageado nas comemorações do Dia de Portugal, na Guarda, pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o grau da Ordem do Mérito (Comendador) .