O tema tem sido amplamente discutido entre as várias especialidades, sem que se consiga perceber até que ponto as redes sociais são um contributo para a comunicação entre pessoas ou evitam o contacto entre elas devido à facilidade com que se marca presença à distância.
Depois de muitas vezes se pronunciarem sobre o assunto, é a vez de Mark Zuckerberg falar sobre o assunto.
O CEO do Facebook afasta a ideia de “efeito negativo” das redes sociais, uma vez que, em seu entender, o que mudou foi a forma de comunicar, não o hábito de manter esse contacto.
A rede social Facebook tem sido muitas vezes criticada por promover o afastamento das pessoas, uma vez que se torna fácil a ligação mesmo sem o contacto presencial.
O facto de as redes sociais e as aplicações de mensagens serem meios de comunicação especialmente populares leva a que sejam apontadas também como o motivo de já ninguém comunicar ao vivo.
Na sua visita a Itália, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, foi confrontado com esta questão, tendo tornado claras as suas ideias sobre o assunto.
Na resposta, Zuckerberg afirmou que não considera que se comunique menos graças às redes sociais ou apps de mensagens, considerando sim que estas vias servem para que as pessoas se mantenham em contacto quando estão afastadas por grandes distâncias.
Zuckerberg deu o seu exemplo, contando que usa estas vias de comunicação para se manter ao corrente do que se passa na vida da irmã, que mora na costa Este dos EUA enquanto ele vive na Oeste.
Quanto ao facto de muitas pessoas optarem por navegar no Facebook em vez do comunicarem entre si nos transportes públicos, Zuckerberg notou que o comportamento não mudou assim tanto. «Há uns anos atrás era comum que os utilizadores de transportes públicos o fizessem com recurso a jornais ou revistas, pelo que esta é mais uma modernização em vez de uma alteração por inteiro».
O “cérebro” do Facebook não acredita que as pessoas substituam o contacto presencial quando lhes é possível, para estarem ligados aos recursos tecnológicos que a modernidade oferece. Será?