No passado dia 5 de novembro, às 11h05, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promoveu o exercício público de âmbito nacional, denominado A Terra Treme, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami. Neste sentido, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, em articulação com Escola EB 2,3 do Agrupamento de Escolas D. Dinis em Quarteira, promoveu um exercício à escala real de sismo seguido de tsunami.
O exercício, que teve a colaboração do Instituto Superior Técnico e contou também com a presença da Autoridade Marítima, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Municipais de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura e comunidade escolar, envolvendo cerca de 700 pessoas.
Segundo explica nota do Município de Loulé, numa primeira fase, o exercício visou testar a preparação da comunidade escolar para saber como agir, antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecendo as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, procedendo, de seguida, à evacuação das salas para os três pontos de encontro internos da escola.
Após os procedimentos, a viatura da Proteção Civil, com auxílio do sistema de som, deu o “Alerta de Tsunami”, dando lugar à evacuação da escola em caso de tsunami, tendo a comunidade escolar seguido a sinalética instalada das rotas de evacuação em caso de tsunami, até ao ponto de encontro exterior.
A autarquia regista que a iniciativa visou, por um lado, testar os procedimentos e articulação, quer da escola, quer ainda dos agentes de Proteção Civil e entidades envolvidas na evacuação, "sendo de todo justificável, uma vez que a escola, localiza-se numa área inundável em caso de tsunami".
O exercício enquadrou-se na estratégia nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030 (Estratégia 2030), no âmbito da resolução nº 160/2017 de 30 de outubro do Conselho de Ministros de 2021, a qual estipula que os municípios devem promover a elaboração de planos de evacuação devido a tsunamis nas zonas costeiras. Por outro lado, decorreu após a conclusão da instalação de sinalização de vias de evacuação face ao risco de tsunami e respetivos pontos de encontro, na freguesia de Quarteira, sendo a única do Algarve com sinalética em toda a sua orla costeira.
Ainda neste dia, durante a tarde, realizou-se o webinário “Tsunamis Estamos Preparados?”, nas instalações do Serviço Municipal de Loulé, promovido pelo programa “Estudo em Casa” do Ministério da Educação. A sessão teve como oradora convidada a professora catedrática Maria Ana Batista, que participou no exercício em Quarteira no período da manhã.