Sociedade

Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira sensibilizou cerca de 10 mil pessoas sobre os perigos das arribas

 
 
 
Durante os meses de verão (julho, agosto e setembro), o Município de Albufeira através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) realizou várias ações de informação e sensibilização nas 25 praias do concelho sobre os perigos das arribas, numa campanha intitulada “Desfrute do Verão em Segurança”.

 
Segundo informou a autarquia em nota enviada à imprensa, a iniciativa, que este ano abrangeu aproximadamente 10 mil pessoas de forma direta, terminou no passado dia 6 de setembro, com duas ações nas Praias dos Arrifes e de São Rafael, que contou com a presença da vereadora responsável pelo pelouro da Proteção Civil, Cláudia Guedelha. 
 
A campanha alertou os veraneantes para a necessidade de respeitar a sinalética existente nas praias e sobre as medidas de autoproteção adequadas, com vista a minimizar a exposição ao risco. 
 
Participaram nesta missão, elementos da Escola de Cadetes e Infantes dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, juntamente com a Autoridade Marítima/Polícia Marítima e a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira.
 
A vereadora sublinhou “que apesar dos esforços das autoridades competentes para minorar os riscos, a natureza é imprevisível, pelo que há que estar atento e tomar as devidas precauções. Albufeira tem 30 Km de litoral e praias de grande beleza, todas elas com o galardão máximo da qualidade ambiental, mas as características próprias das nossas arribas, o processo de erosão natural a que estão sujeitas, e os invernos rigorosos aumentam o perigo de derrocadas ou queda de blocos; daí a nossa preocupação em fazer de cada banhista um agente informado e consciente dos riscos que corre".
 
E porque estamos convictos de que este tipo de consciência tem que estar presente desde cedo, não nos esquecemos de envolver os mais pequeninos, pelo que ao longo dos anos temos contado com a colaboração dos jovens dos Agrupamentos de Escuteiros de Albufeira e Paderne, Escola de Cadetes e Infantes dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e dos estagiários do Curso Profissional de Proteção Civil”, frisou ainda a responsável.