Sociedade

Serviço Municipal de Proteção Civil e Florestas de Silves lança projeto-piloto de proteção da natureza

Em comunicado, a autarquia de Silves faz saber que, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Florestas, lançou este ano letivo um projeto-piloto no âmbito da temática da proteção da natureza.

PUB
 
O projeto-piloto abrange uma turma do 5.º ano da EB 2,3 Dr. Garcia Domingues de Silves, composta por 28 alunos e tem periodicidade mensal. A última destas sessões foi dinamizada no âmbito da rúbrica “Hora do Conto”, em articulação com a Biblioteca Municipal de Silves, com o lançamento de um desafio que visou promover a leitura no âmbito da temática da proteção da natureza.
 
A autarquia salienta ainda que, esta iniciativa que, futuramente, se pretende alargar a outras turmas e estabelecimentos de ensino do concelho, aposta na formação-ação de crianças/jovens, enquanto elementos disseminadores de informações aos pais/familiares e a outras crianças/jovens, tendo como vertente de atuação a prevenção, segurança e proteção da natureza.
 
Trata-se de uma iniciativa desenvolvida ao longo do ano letivo, em articulação com a escola e os seus conteúdos programáticos, estando previsto até ao final do ano letivo a dinamização de outras sessões com o envolvimento de outros serviços do Município e de entidades de âmbito distrital, frisa.
 
De acordo com a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, “todos somos Proteção Civil, pelo que estas ações se revestem de uma forte componente pedagógica e preventiva uma vez que, dando a conhecer os riscos naturais, tecnológicos e mistos que podem ocorrer no concelho, e através de ações que desafiem a criação de hábitos de segurança e competências no âmbito da proteção civil, estamos a contribuir pata a criação de comunidades cada vez mais resilientes”, concluiu.