Economia

Setor agrícola com resultados animadores no Algarve

 
A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, informou em comunicado que no âmbito do PDR 2020, (programa setorial nacional de apoio ao investimento produtivo na agricultura, pecuária, floresta, e na agroindústria), foram aprovados no ano passado 94 projetos com o apoio da DRAP Algarve enquanto organismo intermédio do programa, maioritariamente nas medidas relativas a investimentos e instalação de jovens agricultores, investimentos nas explorações agrícolas, apoio à floresta e na gestão dos recursos cinegéticos.

No total, até à data foram aprovados, na região do Algarve, 1069 projetos, que representam um investimento total superior a 107 milhões de euros, cofinanciados por mais de 77 milhões de euros de apoio público. A DRAP Algarve ressalva que este valores reportam-se à data de 4 de janeiro de 2021.
 
Os subsetores mais representados nos investimentos realizados são a fruticultura, a horticultura, os pequenos frutos e bagas, os frutos associados ao “pomar tradicional”, e o medronheiro.
 
A entidade sublinha ainda que em setembro de 2020 foram distribuídas para análise pela DRAP Algarve, perto de uma centena de candidaturas provenientes de concursos abertos no âmbito das medidas relativas a investimentos e instalação de jovens, e também a investimentos nas explorações agrícolas. 
 
Encontram-se também em análise candidaturas submetidas no quadro de medidas de apoio à floresta, e de investimento na agricultura biológica, as quais, a Direção Regional espera que venham também acrescentar aos resultados, "dando corpo àquilo que foi um acréscimo substancial do impacte do PDR2020 no segundo semestre do ano de 2020", conclui.