Entre 12 e 14 de junho, o Teatro Mascarenhas Gregório é palco da 2.ª edição do Festival Caminhos do Oriente, este ano subordinado ao tema “Tradition meets Fusion”.
Divulgar a música e dança do Médio Oriente é o principal objetivo deste evento, promovido pela Associação Raks Al Amar, com o apoio da Câmara Municipal de Silves.
O primeiro dia de festival, 12 de junho, apresenta uma Hafla & Open Stage, onde a comunidade de Dança Oriental dará a conhecer o seu trabalho. No dia seguinte, haverá uma Gala onde participarão o Grupo de Dança Oriental e Fusão Akhawat Al Raks (composto por Isa Aysel, Mónica Pereira, Sati Bengala e Vera Varela), assim como Denise de Carvalho, Helena Madeira, Rui Afonso e Vanessa Bengala, entre outros convidados. Em ambos os dias, os espetáculos terão início pelas 21h30.
O Festival Caminhos do Oriente contempla, ainda, uma vertente de formação, através da realização de diversos workshops, nas instalações do Silves Futebol Clube, nos dias 13 e 14 de junho.
Fazem parte dos conteúdos programáticos desta formação temas mais tradicionais como Saidi (Folclore Egípcio), Bharata Natyam (Dança Clássica Indiana) e Pop Romântico (sub-estilo da Dança Oriental Clássica), e as bases para tocar e/ou dançar Percussão Árabe.
Já na área da fusão, os participantes terão contacto com Dança Oriental de Fusão Tribal, Dança Contemporânea ou AfroBelly (um mix de Dança Oriental com Dança Africana). Todos os workshops são de nível aberto, não exigindo que os participantes possuam experiência nos temas propostos.