Sociedade

Silves “apanhado” pelo fogo com Monchique por dominar

Este tem sido um dia difícil para os bombeiros no Algarve.

PUB
 
A par dos incêndios de grandes proporções que estão a consumir muitos hectares no concelho de Monchique e a inquietar as populações em Portimão, também Silves está a braços com as chamas.
 
De acordo com a informação a que o Algarve Primeiro teve acesso, neste momento está ativo um incêndio no concelho de Silves, sendo que um outro se encontra em fase de resolução.
 
O primeiro alerta foi dado às 19h25 no sítio Caniné, onde estiveram envolvidos 18 operacionais apoiados por 8 veículos, sendo que, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, se encontra em fase de rescaldo.
 
Um outro ponto de ignição ocorreu já depois das 21h00 no sítio de Almarjão, também no concelho de Silves e, até ao momento, continua ativo.
 
No terreno estão 67 operacionais, apoiados por 22 viaturas.
 
Com o cenário devastador que está a decorrer em Monchique, em que todos os meios podem a qualquer momento ser necessários, o fogo continua a dispsersar bombeiros e meios para outras ocorrências.
 
Segundo o Algarve Primeiro apurou junto do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro as pessoas que foram hoje evacuadas das habitações, foram encaminhadas pelas autoridades por questões de segurança e devido à inalação de fumos. O mesmo se passou no concelho de Portimão, onde uma unidade hoteleira também foi evacuada por precaução.
 
A origem destes fogos de extrema gravidade que estão a consumir áreas importantes da região, está a ser investigada pelas autoridades.
 
O fogo no concelho de Monchique é, neste momento, o que mais meios envolve e inspira mais preocupações aos bombeiros, já que continua com três frentes ativas, uma controlada, outra a 50% e outra ainda por dominar.
 
No teatro de operações em Monchique estão 600 operacionais apoiados por 195 veículos. 
 
No local estão também 13 máquinas de rasto a auxiliar os bombeiros.