A Biblioteca Municipal de Silves apresenta uma exposição de latas de conserva de todo o mundo que merece uma visita.
Até 30 de setembro poderá percorrer a exposição “Tampos de latas de conserva”, da colecção de José Alexandre Pires.
A mostra reúne um vasto espólio de latas de conserva provenientes das mais variadas partes do mundo.
De realçar que, José Alexandre Pires é natural de Portimão e teve contacto com o mundo da pesca e da conserva desde muito novo, já que o seu pai era industrial e armador.
Atraído por esta atividade e pelo colecionismo, foi adquirindo latas de conserva ao longo das suas viagens, quer em Portugal, quer no estrangeiro.
Após a conclusão do curso de Economia, especializou-se como técnico de conservas de peixe, tendo colaborado com o Dr. Funestin, diretor do Instituto Científico das Pescas, em Marrocos.
Os seus trabalhos incidiram em estudos efetuados sobre o ciclo da sardinha e outros peixes pelágicos, que muito contribuíram para um conhecimento aprofundado sobre esta matéria.
José Alexandre Pires dedicou-se também, ao estudo e ensino das técnicas de conservação, nomeadamente do enlatamento do peixe a cru, quer em Portugal, quer no estrangeiro.
É frequentemente convidado para palestras relacionadas com a pesca e as conservas, entre outros temas.
A exposição “Tampos de latas de conserva” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, até 13 de setembro.
Refira-se que a partir do dia 16 de setembro, a biblioteca municipal retoma o seu horário de inverno: segundas e sábados, das 14h00 e as 19h30, e de terça a sexta, das 10h00 às 19h30.
A inauguração da exposição está marcada para hoje às 14h30.
Algarve Primeiro