O Prémio Nacional Literário João de Deus – Poesia 2021 será entregue, no próximo dia 08 de Março - Dia Municipal de João de Deus, ao escritor A. M Pires Cabral, autor da obra vencedora "Frentes de Fogo", informou o Município de Silves.
A cerimónia de entrega, inserida nas comemorações do 192.º aniversário do nascimento de João de Deus, terá lugar pelas 17h00, no auditório Francisco Vargas Mogo, em São Bartolomeu de Messines.
Em nota emitida, o Município de Silves congratula-se por este prémio, que contou com o apoio do Crédito Agrícola de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, no valor pecuniário de 10.000 euros, ter sido atribuído «a uma obra literária cuja qualidade e excelência são inquestionáveis».
Na opinião do júri constituído pelos professores investigadores, escritores e críticos literários José António Gomes, Catherine Dumas e Violante Magalhães, Frentes de Fogo «traz uma voz consolidada, com registo poético próprio, crítica, simultaneamente auto irónica. Nestes poemas, ecoam de forma melancólica, mas não menos esperançosa, a sabedoria que vem "Da inútil idade" e a corajosa resistência ao "espírito do tempo" e ao pensamento dominante. Com exímio rigor na composição e na harmonia entre som e sentido, cruzam-se memória e escrita, vida e morte, o local e o universal».