No concelho de Silves ultimam-se os preparativos para os habituais cortejos carnavalescos nas vilas de Armação de Pêra e de S. Bartolomeu de Messines. As iniciativas contam com o apoio da Câmara Municipal de Silves.
Tendo como tema central o “Cinema”, Armação de Pêra tem no seu programa os habituais cortejos de domingo e terça-feira, com início às 15h00, junto ao Hotel Holiday Inn Algarve e que irão percorrer toda a Avenida Frente-Mar.
Segundo a autarquia, a edição que conta, previsivelmente, com a participação duas dezenas de carros alegóricos, irá apresentar, também duas novidades: um Desfile Infantil na sexta-feira, dia 24 de fevereiro e o Enterro do Entrudo, no dia 1 de março.
No final dos desfiles haverá, também, um arraial na zona da Lota, com “Cultugarve Band", no domingo, e com "Xico Barata", na terça-feira, num recinto onde as entidades organizadoras desta edição irão ter barraquinhas de comes e bebes.
A iniciativa conta ainda com a participação especial do grupo Percutunes, APEXA, Amigos dos Veículos Clássicos do Barlavento e Cultugarve. Também o programa RTP Mais Perto estará em direto durante a "terça-feira gorda" com uma emissão de 6 horas a partir desta vila.
De referir que o Carnaval Trapalhão de Armação de Pêra é uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia local, Agrupamento Escolas Silves Sul, Associação de Pais Apa, Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra, Clube de Futebol «Os Armacenenses», Agrupamento 0598 - Armação de Pêra, Polis Apoteose e Associação Amigos de Armação.
Em SB Messines, o Carnaval terá como tema central a “Animação”.
Organizado pelo Grupo Amigos de Messines, o programa conta com diversas atividades. O desfile da comunidade escolar abre o programa no dia 24 de fevereiro, pelas 10h00.
Já nos dias 26 e 28 de fevereiro, haverá desfile de carros alegóricos, entre as 15h00 e as 18h00 e a 27 de fevereiro o habitual Carnaval Noturno, pelas 21h00.
A folia termina dia 28 de fevereiro com o Enterro do Entrudo, pelas 22h00, com início no Mittos Café.
Na edição deste ano está prevista a participação de mais de uma dezena de grupos e de aproximadamente duas centenas e meia de figurantes.
Algarve Primeiro