O incêndio que deflagrou ontem à tarde numa zona de mato em Perna Seca, freguesia de São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, está controlado.
Segundo informações do Comandante da Proteção Civil de Portimão, Richard Marques, via CDOS - Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, indicou ao Algarve Primeiro, que "o plano que foi pensado durante a noite para combater as chamas foi eficaz, pelo que o próximo passo é a consolidação e um grande rescaldo sobre a área ardida".
O fogo foi dominado pelas 07h25 desta manhã, e segundo Richard Marques, "não houve vítimas nem habitações afetadas, pelo que foi dada uma atenção especial às habitações que chegaram a estar ameaçadas".
No terreno encontram-se a esta hora 368 operacionais, entre corporações do Algarve, do Distrito de Beja e ainda um grupo de Lisboa, apoiados por 107 meios terrestres e 10 máquinas de rastro.
Cerca de 72 militares das Forças Armadas encontram-se também no terreno, em ações de vigilância, recorde-se que o alerta foi dado às 15h00 desta segunda-feira, altura em que os primeiros meios de combate ao incêndio acorreram ao local.
Richard Marques focou também que este é para já o maior incêndio ocorrido este Verão no Algarve.