Sociedade

SILVES:Clube de Leitura reúne-se à volta da obra de Rui Cardoso Martins

O Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Silves volta a reunir-se no próximo dia 26 de fevereiro, pelas 18h30, desta vez à volta do livro “Deixem passar o homem invisível”, de Rui Cardoso Martins.

PUB
 
Falando sobre a obra, o jornal Público diz que «O invisível aqui é a Lisboa “underground”, a Lisboa de boqueirões, valas comuns, águas pluviais, passagens secretas, estacas. É uma Lisboa que os lisboetas vão descobrindo a cada pequena catástrofe, a cada obra nova. Lisboa é uma cidade ao mesmo tempo mal feita e engenhosa, toda ligada debaixo do chão, em camadas de arqueologia, de história, de higiene pública.»
 
Recorde-se que estas sessões têm duração aproximada de 1h30m e consiste num debate informal e descontraído em torno dos títulos sugeridos. A única condição para participar no “Clube de Leitura” é ser leitor inscrito na Biblioteca Municipal e entregar uma ficha de inscrição própria.
 
Sobre Rui Cardoso Martins:
 
De acordo com informação avançada pela autarquia, Rui Cardoso Martins nasceu em 1967, em Portalegre, e tirou o Curso Superior de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa.
 
É jornalista fundador do Público, onde mantém a crónica "Levante-se o Réu" (Pública), das mais antigas da imprensa portuguesa, com dois prémios Gazeta de Jornalismo. Como repórter cobriu, entre outros acontecimentos, o cerco de Sarajevo e Mostar, na Guerra da Bósnia, e as primeiras eleições livres na África do Sul.
 
Argumentista fundador e sócio das Produções Fictícias, é cocriador do programa satírico Contra-Informação, que escreve desde o primeiro episódio.
 
Foi coautor de Herman Enciclopédia, escreveu para Conversa da Treta (rádio, televisão e teatro) e para o jornal Inimigo Público.
 
Coautor da série dramática Sociedade Anónima, da RTP.
 
No cinema, é autor do argumento e guião originais da longa-metragem Zona J.