A Biblioteca Municipal de Silves acolhe no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 15h30, mais uma sessão da rúbrica “Filosofia para crianças”. A atividade, dinamizada pelo projeto Enteléquia – Filosofia Prática, voltará a ter como tema “A música: ouvir Schubert faz-me lembrar…”. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
Através de um formato essencialmente prático, pretende-se que os participantes alcancem o uso consciente e crítico da linguagem e, consequentemente, uma maior apreensão do mundo.
A próxima sessão, dedicada ao Desenho, realiza-se a 15 de março e pretende demonstrar que no caso do desenho o pensamento acede ao universal através das características do particular, por processo de abstração.
Refira-se que a Enteléquia – Filosofia Prática ® é um projeto educacional de divulgação e prática das aplicações da Filosofia em contextos específicos, sejam eles no âmbito da Filosofia nas Organizações, do Aconselhamento e Consultadoria Filosófica, dos Cafés Filosóficos ou da Filosofia para Crianças e Jovens.
Nesta última vertente, a Enteléquia desenvolve, desde 2007, inúmeros ciclos de sessões de Filosofia cujo objetivo é aperfeiçoar uma habilidade que é natural a todo o ser humano: o pensamento (parafraseando Mathew Lipman, o fundador da Filosofia para Crianças, em finais da década de 60, nos EUA).
O telefone 282 442 112 e o endereço de correio eletrónico
[email protected] são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para efeitos de inscrição e informações detalhadas sobre esta rúbrica.