O Município de Silves, através do seu Setor de Psicologia e no âmbito das Terapias assistidas por Animais, realizou no passado dia 30 de maio, no anfiteatro da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, o Workshop “Cãopetências pra Vida”.
A ação contou com a presença de 81 alunos e oito professores, que ao longo do ano acompanharam as iniciativas promovidas por este projeto.
Este workshop foi o culminar do programa “Cãopetências pra Vida”, realizado entre os meses de abril e maio e que abrangeu três jovens alunos com graves problemas de comportamento da EB2,3 S. João de Deus de SB Messines, a quem foram atribuídos três cães sem qualquer treino.
Os jovens participantes no programa realizaram uma apresentação do mesmo e demonstraram o trabalho que desenvolveram com os seus cães ao longo de nove sessões.
O Veterinário Municipal esteve também presente, abordando o contributo das crianças e jovens para o bem-estar animal, passando pelas questões das doenças, da importância da vacinação, das raças perigosas e potencialmente perigosas e da responsabilidade em adotar um animal.
O workshop foi enriquecido pela participação da Secção de Cinotécnica do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial da GNR de Faro, que efetuou demonstrações de cães treinados para a manutenção da ordem pública, busca e resgate e deteção de estupefacientes.
O programa “Cãopetências pra Vida” foi adaptado do Projeto “Salvando Barreras” iniciado em Barcelona em 2009, pela Associação Positivas Can com menores e adultos de centros penitenciários e que consiste no treino de cães de associações protetoras de animais, utilizando métodos de reforço positivo por parte dos participantes.
Os resultados obtidos têm sido bastante positivos o que faz com que, em Espanha, o programa já conte com a realização de sete edições o que motivou o Município de Silves a adaptar e a experimentar o programa, em forma de projeto-piloto, no Algarve.
O programa “Cãopetências pra Vida” pretende desenvolver competências pessoais e sociais nos jovens com comportamentos delinquentes, desenvolvendo áreas essenciais, como: a autoestima e autoconfiança, a resistência à frustração, o sentido de responsabilidade, o autocontrolo, a comunicação com o outro, o relacionamento afetivo entre pares e o espirito de grupo, a atenção, concentração e memória.
A avaliação realizada pela equipa responsável pela implementação do programa permitiu perceber que foi possível atingir grande parte dos objetivos a que se propôs.