Sociedade

Simulacro de combate à poluição no mar em Quarteira envolveu cerca de 100 elementos

Realizou-se hoje em Quarteira um simulacro de combate à poluição no mar, por hidrocarbonetos e outras substâncias perigosas, no âmbito do Plano Mar Limpo, plano de emergência para o combate à poluição das águas marinhas, portos, estuários e trechos navegáveis dos rios, sob coordenação do Departamento Marítimo do Sul.

PUB
 
De acordo com a Autoridade Marítima, este exercício decorreu na zona nascente da praia de Vilamoura, e no interior do porto de pesca de Quarteira, tendo sido simulados quatro cenários distintos.
 
Na zona de praia foram exercitadas ações de limpeza de hidrocarbonetos e o tratamento de animais afetados por uma mancha de crude, decorrente da lavagem de porões de um navio, enquanto que na área portuária foi treinada a contenção e limpeza de hidrocarbonetos (gasóleo e óleo hidráulico) provenientes de dois incidentes no interior do porto.
 
Participaram no exercício elementos e meios de todo o dispositivo da Autoridade Marítima Nacional localizado no Algarve, bem como outras entidades, tendo também presenciado o exercício uma turma com cerca de 55 alunos do 3º ano de Biologia Marinha da Universidade do Algarve.
 
Participaram neste exercício cerca de 100 elementos, da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Autoridade Portuária - Docapesca, S.A., Autoridade Nacional de Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Associação de Pescadores de Quarteira (Quarpesca) e uma equipa do Zoomarine que treinou procedimentos de descontaminação, estabilização e remoção de animais marinhos arrojados na praia.