Comportamentos

Sinais de depressão a que deve estar atento

Experiências dolorosas do passado podem trazer angústia e tristeza.
Experiências dolorosas do passado podem trazer angústia e tristeza.  
Foto: (Freepik)
A depressão pode surgir de forma silenciosa e passar despercebida, principalmente numa fase inicial, mas de acordo com os especialistas, existem sinais a que devemos estar atentos para que se possa intervir atempadamente.

Assim, faça a sua própria avaliação e veja se apresenta alguns destes sintomas apontados pela Clínica da Mente:
 
Sente-se triste, mesmo que sem motivo aparente.
 
Tem vontade de chorar frequentemente, mesmo sem motivo aparente
 
Perdeu o interesse por atividades que anteriormente lhe davam prazer
 
Sente-se cansado e esgotado, sem vontade de fazer nada
 
Critica-se constantemente e sente-se inútil
 
Tem problemas de concentração e lapsos de memória frequentes
 
Sente dores de cabeça, de costas ou de estômago sem haver uma causa física
 
Deseja morrer porque a morte parece a única saída para acabar com a angústia
 
Apresenta alterações de sono, irritabilidade, apatia e desmotivação constantes.
 
Segundo a mesma fonte, são as experiências dolorosas do passado que nos trazem angústia e tristeza. Sentimos angústia sempre que nos deparamos com experiências que quebram o estado de motivação, como ofensas, incompreensões, violência, entre tantas outras circunstâncias que nos retiram a paz interior e a alegria. Muitas vezes, sofremos com experiências que colidem com os nossos sonhos, com as nossas ambições e que prejudicam a nossa autoestima e autoconfiança.
 
Experiências como traumas, violência infantil, bullying, divórcios, relacionamentos difíceis, podem ser vividos com uma intensidade tal que se pode tornar difícil ultrapassá-las, explica a Clínica da Mente.
 
Quando as emoções causadas por essas experiências não são geridas nem ultrapassadas entramos num estado de depressão.
 
As emoções como o medo, a mágoa e a tristeza, sentidas na depressão, se não forem tratadas, destroem a nossa qualidade de vida, incapacitando-nos de sermos felizes.
 
Segundo a Clínica da Mente, os fármacos são muitas vezes utilizados, mas apenas atuam nos sintomas físicos da depressão e não nos sintomas psicológicos. A psicoterapia ajuda as pessoas que sofrem de depressão a desenvolverem ferramentas psicológicas necessárias ao controlo das emoções e das tristezas que condicionam o bem-estar de quem sofre. Na mesma sequência, a Clínica da Mente clarifica que, a Psicoterapia HBM trabalha as causas da depressão, ajudando as pessoas que sofrem a superarem as experiências que ainda as magoam.
 
A Psicoterapia HBM não é só conversa. É um método inovador que ajuda a trabalhar o sistema emocional, para que as pessoas se libertem das emoções negativas que transportam, tais como o medo, a dor, a mágoa e a angústia. «A intervenção clínica apoiada nas técnicas que utilizamos permite a alteração desses estados depressivos`, explicita a mesma fonte.
 
Os psicoterapeutas HBM utilizam técnicas terapêuticas como a Morfese e a Athenese que têm um impacto na gestão das emoções de forma eficaz e eficiente. Assim, esta é mais uma proposta e um motivo para que não se acomode e para que peça ajuda profissionalizada em caso de depressão.
 
Por fim, registe ainda que, os sinais de depressão podem variar de pessoa para pessoa, pelo que se deve pedir ajuda para que seja efetuado um diagnóstico personalizado e dado o correto encaminhamento ao paciente.
 
Fátima Fernandes