Dicas

Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional. Sabe como prevenir?

A melhor forma de prevenir a síndrome é adotar hábitos que diminuam o stress e a pressão no trabalho.
A melhor forma de prevenir a síndrome é adotar hábitos que diminuam o stress e a pressão no trabalho.  
Freepik
A pertinência em esclarecer os nossos leitores acerca desta síndrome prende-se essencialmente com a importância de a conhecer melhor e de a prevenir.

 
Nesse sentido, é essencial saber que, a síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema que resulta do acumular excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou stressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
 
A principal causa da doença, conhecida também como "Síndrome do Esgotamento Profissional", é justamente o excesso de trabalho.
 
A síndrome manifesta-se essencialmente em profissionais que exercem a sua atividade sob pressão e com responsabilidades constantes, podendo afetar qualquer pessoa desde que trabalhe nessas condições.
 
Para além de ser importante ponderar melhor a vida profissional, os indivíduos devem estar atentos aos sinais para que possam pedir ajuda atempadamente.
 
Sinais mais comuns da síndrome são: ansiedade, falta de vontade de sair da cama ou de casa que, de forma recorrente, podem indicar a presença da doença, tal como as insónias, a falta de apetite, dificuldades de concentração, sentimentos de fracasso e insegurança, negatividade constante, sentimentos de derrota e desesperança, sentimentos de incompetência, bem como alterações repentinas de humor.
 
Dos sinais destacam-se também: o isolamento, a fadiga, tensão alta, dores musculares, problemas gastrointestinais e alterações nos batimentos cardíacos.
 
Estes sintomas surgem de forma leve, aumentando à medida em que o indivíduo permanece exposto às causas, razão pela qual precisa de ser avaliado por um profissional de saúde que, em primeira instância, pode ser o médico de família. Em casos mais graves, este profissional fará o encaminhamento para um médico especialista.
 
O tratamento envolve a Psicoterapia e, em muitos casos, justifica-se também a medicação específica. O tratamento normalmente surte efeito num espaço entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso.
 
Para que o tratamento se torne mais eficaz, é necessário ponderar mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, mudanças nos hábitos e estilos de vida. A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem ser rotineiros, para aliviar o stress e controlar os sintomas da doença. Após diagnóstico médico, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas - amigos, familiares, cônjuges etc.
 
A melhor forma de prevenir a síndrome é adotar hábitos que diminuam o stress e a pressão no trabalho.
 
É essencial entrar num estilo de vida mais saudável, reservando um tempo diário para si mesmo e para desfrutar do melhor que a vida tem para lhe oferecer. Listamos alguns exemplos que podem alterar a sua forma de encarar a vida:
 
Definir pequenos objetivos na vida profissional e pessoal;
 
Valorizar as pessoas que tem ao seu lado. Priorizar a família, os afetos e os momentos em conjunto.
 
Proteger-se socialmente de pessoas tóxicas e que lhe transmitam más influências e pensamentos;
 
Dar um sentido às suas emoções reservando um tempo diário para os momentos agradáveis com aqueles que ama;
 
Participar em atividades de lazer com amigos e familiares;
 
Fazer atividades que "fujam" à rotina diária, como passear, comer fora de casa, ir ao cinema ou estar em contacto com a natureza;
 
Evitar o contato com pessoas "negativas", especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros;
 
Conversar com alguém de confiança sobre o que se está sentindo.
 
Fazer atividades físicas com regularidade;
 
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas que acabam por agravar a situação e mascarar os problemas.
 
Não se automedicar nem tomar remédios sem prescrição médica;
 
Estar atento a si mesmo, tentando compreender aquilo que lhe é mais positivo para que possa ser enaltecido e valorizado. Lembre-se de que, todos temos problemas, mas que temos de ir encontrando alternativas e encontrar sempre as formas mais simples para viver mais e melhor.
 
Fátima Fernandes