Comportamentos

Síndrome do coração partido pode levar à morte

Cerca de 90% dos casos ocorrem no sexo feminino e a média de idade dos pacientes é de 66 anos.
Cerca de 90% dos casos ocorrem no sexo feminino e a média de idade dos pacientes é de 66 anos.  
Foto:Karlyukav (Freepik)
A síndrome do coração partido é uma doença que surge com muito mais frequência em mulheres e em pessoas idosas.

Cerca de 90% dos casos ocorrem no sexo feminino e a média de idade dos pacientes é de 66 anos.
 
Indivíduos com histórico de doenças neurológicas ou psiquiátricas parecem ter maior risco de desenvolverem essa doença cardíaca, porém, a maior parte dos pacientes que apresentam a síndrome do coração partido é composta por pessoas que não tinham nenhuma doença grave prévia.
 
A síndrome do coração partido, também conhecida como miocardiopatia de takotsubo ou miocardiopatia de stress, é uma doença do músculo cardíaco que pode surgir de forma súbita após um episódio intenso de stress físico ou emocional.
 
Segundo os especialistas, a miocardiopatia de takotsubo pode ocorrer em qualquer pessoa, de qualquer idade e inclusive, sem antecedentes de doença cardíaca ou outra.
 
Apesar de ser uma lesão transitória do músculo cardíaco, com duração média de 7 a 30 dias, a mesma pode ser grave o suficiente para levar o paciente ao óbito.
 
Em linhas gerais, a miocardiopatia é uma doença do músculo cardíaco. A  síndrome do coração partido é uma das diversas formas existentes de miocardiopatia (existem miocardiopatias de origem inflamatória, alcoólica, isquémica, hipertensiva, nutricional, entre outras).
 
Quando o coração se apresenta com a musculatura fraca, perde a capacidade de bombear o sangue adequadamente, levando a um quadro de insuficiência cardíaca. Neste sentido, um paciente com uma miocardiopatia apresenta os sintomas típicos de um coração fraco e insuficiente.
 
A miocardiopatia de takotsubo foi descrita pela primeira vez em 1990, no Japão. Desde então, esta forma de miocardiopatia tem sido cada vez mais reconhecida em todo o mundo. Takotsubo é o nome de um jarro utilizado no Japão como armadilha para capturar polvos.  Essa forma de miocardiopatia recebeu o nome takotsubo porque o ventrículo esquerdo dos pacientes apresenta um formato dilatado, semelhante ao do jarro japonês.
 
Já os nomes síndrome do coração partido ou miocardiopatia de stress advêm do facto da doença surgir tipicamente após uma situação de grande impacto emocional ou físico.
 
Os especialistas clarificam que, até ao momento, a causa ainda não está bem esclarecida, tal como ainda se desconhece a razão pela qual a doença acomete preferencialmente mulheres após a menopausa, nem por qual motivo a musculatura cardíaca do ápice e da parte central do ventrículo esquerdo são as regiões tipicamente acometidas. Imagina-se que uma onda de hormonas do stress, como a adrenalina, que se liberta em momentos de elevada tensão, possa ser a causa desta miocardiopatia.
 
A teoria mais completa e aceite pela comunidade científica é a de que,  o excesso de hormonas do stress possa levar a uma difusa e temporária constrição das artérias do coração, provocando uma isquemia do músculo cardíaco e um quadro clínico semelhante ao enfarte agudo do miocárdio.
 
A diferença é que na miocardiopatia de takotsubo as artérias do coração não estão entupidas por placas de aterosclerose. Quando o paciente é levado para o cateterismo cardíaco (cineangiocoronariografia), nenhuma lesão obstrutiva é encontrada nas artérias coronárias.
 
A síndrome do coração partido é muitas vezes precedida por um intenso evento físico ou emocional. Esses eventos não precisam de ser necessariamente negativos, uma idosa pode desenvolver miocardiopatia por stress ao descobrir que ganhou milhões num prémio, completam os entendidos nesta matéria.
 
Alguns eventos que podem dar lugar à síndrome do coração partido são, por exemplo:
 
- A perda de um ente querido;
- A notícia de que se é portador de uma doença grave;
- Diagnostico de cancro da própria pessoa ou de algum familiar que lhe é muito querido;
- Perda significativa de dinheiro;
- Um ganho avolumado de dinheiro;
- Viver num cenário de violência doméstica;
- Um cenário de divórcio
- Viver uma discussão intensa com alguém que lhe é próximo;
- Perda do emprego;
- Um acidente de viação;
- Passar por uma cirurgia complexa;
- Sofrer um ataque de asma;
- Sofrer um AVC.
 
É ainda de referenciar que, segundo os especialistas, nem todos os episódios desta doença apresentam uma causa, mas que, em muitos casos, um desgosto, um estado de euforia ou algo semelhante a podem desencadear.
 
No que se refere a sintomas, o quadro clínico da síndrome do coração partido é muito parecido com o do enfarte agudo do miocárdio: dor no peito e falta de ar são os alertas mais comuns.
 
Outros sinais e sintomas frequentes são a hipotensão, síncope, sopro cardíaco e arritmias cardíacas.
 
Não existe um tratamento específico para a miocardiopatia de takotsubo. Em geral, o tratamento é apenas de suporte, voltado para os sintomas, até que o músculo cardíaco tenha tempo suficiente para se recuperar, o que costuma levar de 1 a 4 semanas.
 
A taxa de mortalidade da síndrome do coração partido é baixa, sendo menor que 5%. A maioria dos pacientes consegue ter uma recuperação total do funcionamento cardíaco após algumas semanas.
 
Por último, os especialistas evidenciam que, o facto de uma pessoa ter tido um episódio de miocardiopatia de takotsubo após um evento stressante não significa que terá outro quadro semelhante, caso seja exposta a um novo episódio de intensa emoção. Na maioria dos casos, a síndrome do coração partido é um evento único na vida do paciente.
 
Fátima Fernandes